Escola de Verão 2024: Adriana Del Ré apresenta Curso de Jornalismo Musical na PUC SP

por Redação | 05/01/2024

Texto elaborado pela profª. Adriana Del Ré, jornalista cultural, especializada em música brasileira e docente do curso.

Formada pela PUC-SP, a jornalista Adriana Del Ré começou a cobrir a área de música em 2002, quando fazia parte da equipe do Caderno 2, do jornal O Estado de S. Paulo. No Estadão, foi repórter, subeditora e editora. Também foi editora de cultura do extinto Jornal da Tarde durante 2 anos. Colaborou ainda para Rolling Stone, Carta Capital, UOL, portal da CNN, Valor Econômico, entre outros veículos. É autora do livro “Conversas Sobre MPB – 30 Entrevistas com Importantes Nomes da Nossa Música” (Editora Letras do Brasil), que reúne 30 matérias realizadas entre 2002 e 2020 e publicadas no Estadão.

“Para ser uma jornalista ou um jornalista especializado na área, não basta apenas gostar de música. É preciso estudar muito sobre o assunto, buscar múltiplas referências e adquirir técnicas de entrevista e escrita. No curso, vou focar justamente nesses pontos, que são fundamentais para quem quer iniciar ou se desenvolver nesse segmento do jornalismo cultural”

Focada em técnicas de entrevista e texto em jornalismo musical, a oficina vai abordar boas práticas na hora da entrevista; como conquistar/cativar/ganhar confiança do entrevistado; como preparar uma boa entrevista e conseguir extrair bons depoimentos e boas histórias dos entrevistados; como organizar e hierarquizar informações no texto e torná-lo atrativo. As aulas terão como pano de fundo o livro “Conversas Sobre MPB – 30 Entrevistas com Importantes Nomes da Nossa Música”, da jornalista Adriana Del Ré, que ministrará a oficina. O livro reúne 30 entrevistas feitas pela jornalista com artistas como Chico Buarque, Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Marisa Monte, Gal Costa, Milton Nascimento, Arnaldo Antunes, Zélia Duncan, entre outros, e publicadas no jornal O Estado de S. Paulo entre 2002 e 2020.

Público-alvo:
Público em geral interessado em MPB; estudantes de Jornalismo que queiram se especializar na área de música; jornalistas já formados que queiram se especializar na área de música; pesquisadores de música brasileira.

Metodologia:
O curso vai mesclar teoria e prática, começando com uma breve introdução teórica à história da música brasileira, com embasamento em informações e dados históricos trazidos, sobretudo, de pesquisas, livros e autores que são referência no tema. Numa etapa seguinte, ainda no campo teórico, serão abordadas técnicas de entrevista aplicadas na área de música, tendo como principal pano de fundo entrevistas realizadas e publicadas pela jornalista Adriana Del Ré no jornal O Estado de S. Paulo, e reproduzidas em seu livro “Conversas Sobre MPB”. Será utilizada, ainda, a reprodução de áudios e imagens de entrevistas feitas pela jornalista e por outros colegas especializados em música. Para a parte prática, uma musicista ou um músico será convidado a partir de uma conversa com os alunos, simulando uma entrevista coletiva. A partir dessa entrevista, os alunos escreverão um texto, como se estivessem escrevendo para um veículo de comunicação especializado em cultura, tendo o convidado ou a convidada como tema central, e usando as técnicas aprendidas durante o curso e as informações fornecidas durante a entrevista.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas clicando aqui.

Conheça outros cursos clicando aqui.