Graduação: terminam hoje inscrições para as disciplinas “Optativas da Universidade”

Ao todo, são oferecidas 41 possibilidades, em diferentes cursos e áreas

por Redação | 24/11/2021

De 17 a 29/11, estão abertas as inscrições para as disciplinas “Optativas da Universidade”. Com elas, os estudantes conseguem maior flexibilidade e protagonismo em sua formação acadêmica, podendo ter a possibilidade de transitar em diversos cursos, das mais variadas áreas da Universidade.

Clique aqui para saber mais e conhecer todas as opções oferecidas.

Optativas da Universidade

A modalidade existe de 2017, quando foi implantada pela Pró-Reitoria de Graduação com o objetivo de possibilitar ao estudante certo grau de personalização de sua trajetória acadêmica. Isso ocorre por meio de uma maior flexibilização das disciplinas optativas que o aluno precisa cursar, possibilitando-o escolher, a partir de interesses por temas não diretamente relacionados ao seu curso, algumas das experiências que irá vivenciar em seu percurso formativo e, desta forma, ampliar o horizonte de seus conhecimentos.

Nesta modalidade estão sendo oferecidas, para o primeiro semestre de 2022, 25 disciplinas de diferentes cursos de graduação da Universidade. Há opções dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Comunicação das Artes do Corpo, Direito, História, Relações Internacionais e Serviço Social. Estas contemplam as seguintes temáticas: Avaliação de Empresas, Equidade Social e Étnico-Racial nas Organizações, Relatórios Financeiros (disciplina ministrada em Inglês – convênio ACCA), Gestão de Contabilidade (disciplina ministrada em Inglês- convênio ACCA), Antropologia dos Sentidos e Antropologia da Imagem, Cena Teatral Contemporânea, Psicologia Judiciaria, Direitos Humanos dos Refugiados, Migrantes e Deslocados Urbanos, Direito, Gênero, Raça, Sexualidade e Igualdade, Análise do Capitalismo Contemporâneo, Lutas, resistências e direitos dos povos indígenas no Brasil e na América Latina, Gestão Urbana e Espacialidade Transnacional, Terrorismo, Contraterrorismo e as Intervenções Internacionais Contemporâneas, A Questão Palestina/Israel sob perspectivas críticas, Hegemonia e Redes Transnacionais, Questões Urbanas, Cidades e Meio Ambiente, Violência e Justiça, Qualidade de Vida e Saúde.

Optativas Temáticas da Universidade

A partir do 2º semestre de 2019, o projeto Optativas da Universidade foi ampliado, quando a Pró-Reitoria de Graduação passou a lançar uma chamada semestral para que docentes, dos diferentes cursos, pudessem propor disciplinas inéditas tratando de temáticas de interesse dos estudantes das diferentes áreas do conhecimento. Tais disciplinas devem ser sempre elaboradas em torno de temas contemporâneos, com o objetivo de promover discussões interdisciplinares de relevância para o cenário nacional e internacional, complementando a formação dos estudantes da PUC-SP.
No mesmo semestre, houve mais um avanço, quando a Pró-Reitoria de Graduação, visando de atender ainda mais às expectativas dos estudantes, consultou-os antes da elaboração da chamada. Ou seja, as disciplinas Optativas Temáticas da Universidade que estão sendo agora ofertadas para o primeiro semestre de 2022 estão todas atreladas aos temas indicados pelos estudantes que responderam à consulta realizada.
São oferecidas 16 disciplinas, com as seguintes temáticas: Arte Cinematográfica, Ilustração Digital e Animação 2D, Aprendizado Humano, Análise de Dados e suas diferentes aplicações, Antirracismo e Estátuas em Disputa no Espaço Público Contemporâneo, Atuação Profissional com Respeito às Minorias, Lutas de Classes e Direitos das Minorias, Gênero, Diversidade e Sexualidade na Educação e na Formação Docente, Educação como Pacto Social Civilizatório , Práticas Discursivas em Língua Brasileira de Sinais, Mercado Financeiro (Bolsa de Valores: Ações, Derivativos e Commodities), Economia Comportamental, Empreendedorismo (Startup & Franchising), Relações Jurídicas Internacionais e Nacionais do Esporte.