Sorocaba: Liga de Emergência e Trauma participa da ação “Motociclista Seguro”

Entidade estudantil pertencente à Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS)

por Redação | 22/05/2024
SZS Comunicação

Em 17/5, estudantes da Liga de Emergência e Trauma de Sorocaba (LETS), entidade pertencente à Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP, participaram da ação educativa “Motociclista Seguro”. A iniciativa integrou a campanha Maio Amarelo, realizada em Sorocaba pela Secretaria de Mobilidade (Semob). O objetivo desta edição foi capacitar e orientar os servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) sobre pilotagem segura.

O evento foi realizado das 8 às 12 horas, no bolsão de estacionamento do Centro Operacional do Saae. A programação incluiu práticas de condução, dicas de conservação dos veículos, manutenção básica e uso de equipamentos de proteção individual. Além disso, os alunos da FCMS explicaram sobre a maior incidência de traumas em acidentes envolvendo motociclistas, utilizando imagens e fotos, além de comentarem sobre casos de atropelamento.

Sobre a LETS

A LETS foi fundada em 1996, a partir da iniciativa do professor-doutor José Mauro da Silva Rodrigues e de alunos da FCMS. A entidade integra o Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma (CoBraLT), presidido desde o início deste ano por Camila Saori Okida, aluna do quinto ano do curso de Medicina da FCMS e ex-presidente da LETS.

Campanha Maio Amarelo

A Semob mantém uma programação permanente de ações educativas sobre diversos temas ao longo do ano, sendo a segurança na condução de motocicletas uma das prioridades. Neste mês, devido à campanha Maio Amarelo, estão programadas 52 atividades no total, que prosseguem até o dia 29, em escolas, entidades, locais públicos e pontos estratégicos da cidade.

O Maio Amarelo é uma iniciativa anual, instaurada com base em resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas, com o objetivo de chamar a atenção dos cidadãos sobre a necessidade de todos os agentes envolvidos na mobilidade urbana agirem de forma preventiva, tornando o trânsito mais seguro para motoristas e pedestres.

Foco na segurança de pedestres, ciclistas e motociclistas

Em Sorocaba, a campanha Maio Amarelo 2024 conta com o apoio da Urbes – Trânsito e Transportes e tem como enfoque principal o público considerado mais vulnerável no trânsito: pedestres, ciclistas e motociclistas. Estão programadas palestras, teatros, blitze educativas, abordagens no trânsito e distribuição de material informativo. Durante todo o mês, a sede da Semob e da Urbes está enfeitada com um dispositivo inflável no formato de um laço amarelo, símbolo da campanha.