Pastoral Universitária faz nona Romaria a Aparecida

Quase uma centena de participantes seguiu rumo ao santuário de Nossa Senhora Aparecida

por Redação | 23/05/2024

Texto: José Antonio de Souza Alves, integrante da Pastoral Universitária da PUC-SP

"No dia 18/5, a Pastoral Universitária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo fez a sua nona Romaria ao santuário de Nossa Senhora Aparecida.

Ao contrário dos anos anteriores, desta vez tivemos a companhia do pessoal do Campus Vila Mariana Ao todo, foram 95 pessoas. Um número muito maior do que os anos anteriores. Mesmo assim, foi possível passarmos a maior parte do tempo juntos. Ou seja, a programação que foi pensada para realizarmos juntos, aconteceu de maneira exitosa.

Primeiro tivemos como parte preparatória da Romaria um colóquio sobre a arte do artista Claudio Pastro no santuário e explicação do significado das mesmas, no dia 13/5, no auditório Paulo VI, campus Monte Alegre.

Esse colóquio foi feito pela profa. Wilma Steagall De Tommaso, estudiosa do artista Claudio Pastro. Na sequência, a Santa Missa no dia 18/5, às 10h30 na Basílica Histórica de Aparecida. A celebração foi presidida pelo Pe. Rodrigo Felipe da Silva, assessor da Pastoral Universitária da PUC-SP. Foi a primeira vez que a missa da Pastoral foi realizada nessa Basílica.

Foi algo diferente das anteriores que eram celebradas na capela do Porto. Nesta, havia romeiros de vários lugares que se juntaram a nós e participaram de uma maravilhosa celebração eucarística.

Após a missa, fomos ao restaurante Lamari, reservado para o nosso almoço coletivo. Mais um momento de integração e interação entre os peregrinos. Ao deixarmos o restaurante, fomos ao santuário da Mãe Aparecida para fazermos uma visita ao circuito1 (fachada + cúpula), parte integrante do Museu do Santuário. Em seguida, tivemos o tempo livre para cada uma fazer a sua caminhada e oração pessoal.

Ao cair da tarde, retornamos a São Paulo com as bênçãos e proteção de Nossa Senhora Aparecida, por mais uma Romaria."