‘Histórias Reais’ entrevista biógrafo de Margarida Genevois

Jornalista Camilo Vannuchi escreveu obra sobre a presidente de honra da Comissão Arns

por Redação | 28/09/2021

Aos 98 anos, Margarida Genevois é uma das lideranças mais importantes na defesa dos Direitos Humanos, como se percebe na recém-lançada biografia sobre sua história, escrita pelo jornalista Camilo Vannuchi. Este é o tema do novo episódio do programa Histórias Reais, que vai ao ar pelo Canal Universitário, dia 29/9, às 19h30.

O livro Margarida, coragem e esperança conta uma história de lutas que atravessam o século 20 e 21, desde quando Genevois se muda para Campinas, nos anos 1940, para viver em uma fazenda e lá começa a criar melhores condições para as famílias dos trabalhadores, até sua defesa pelos Direitos Humanos, como presidente da Comissão Justiça e Paz de São Paulo, a convite de D. Paulo Evaristo Arns, nos anos 1970. Atualmente, ela é presidente de honra da Comissão Arns. Vannuchi também é autor da biografia de Marisa Letícia Lula da Silva.

Histórias Reais é um programa de entrevistas produzido pela TV PUC e conduzido por Diogo de Hollanda e Fabio Cypriano, jornalistas e professores do curso de Jornalismo.

O programa recebe semanalmente autoras e autores de relatos de não ficção – reportagens, memórias, biografias etc. –, geralmente publicados em livros, mas também em podcasts e outros formatos. Com duração de 28 minutos, Histórias Reais se dedica a abordar o processo de produção de grandes narrativas jornalísticas e documentais, em aspectos como a escolha do tema, a elaboração do texto e os desafios da apuração.

Histórias Reais é exibido todas as quartas-feiras, às 19h30, no Canal Universitário, com reprises às quintas (10h30 e 23h30); domingos (14h30); segundas (14h) e terças (10h30). O programa permanecerá disponível na plataforma de streaming da PUC-SP, PUC Play.

A segunda temporada de Histórias Reais já tem disponíveis os programas abaixo, que também podem ser vistos no PUC Play:

- Natalia Viana - Dano Colateral (livro)
- Fabiana Moraes - O nascimento de Joicy (livro)
- Juliana Dal Piva - A vida secreta de Jair (podcast)
- Marcelo Bortoloti – Guignard: anjo mutilado (livro)