Mais dois docentes da PUC-SP farão estágio em universidade nos EUA

“Sustentabilidade e Desigualdade” serão os temas abordados por pesquisadores em intercâmbio internacional

por Redação | 12/12/2022

profa. Mariana Jansen (FEA) é mais uma docente contemplada pelo edital da Assessoria de Pesquisa da Reitoria, no projeto de intercâmbio entre pesquisadores da PUC-SP e a Universidade Notre Dame (EUA)conforme reportagem publicada recentemente no J.Puc. Ela vai participar de uma pesquisa de curta duração e terá a oportunidade de entrar em contato com outros docentes. “A bolsa estágio na Universidade Notre Dame será uma excelente oportunidade de intercâmbio de pesquisa. Eu tenho conversado com várias pessoas da Notre Dame desde julho, e o simples oferecimento dessa oportunidade pela Assessoria de Pesquisa já serviu como "pontapé" para eu mapear e entrar em contato com professores de áreas correlatas. Acredito ser uma excelente oportunidade para a pesquisa, entre os docentes, e com desdobramentos importantes em termos da internacionalização da PUC-SP”, conclui Mariana.

Sobre a pesquisa que vem desenvolvendo, a docente lembrou que a sustentabilidade também é uma preocupação da Universidade. “O tema de minha pesquisa é ‘Exclusão ambiental e capitalismo sanitário: como a saúde da população negra é afetada pelo desigual acesso à água limpa’. Diante dos efeitos crescentes das mudanças climáticas e da preocupação central da PUC-SP com o tema da sustentabilidade, tanto ambiental quanto social, eu busquei unir nesse projeto minhas reflexões sobre economia da saúde e o tema da sustentabilidade social e ambiental”, relata Mariana Jansem.

Sobre o intercâmbio, o prof. Matthias Grenzer (Teologia), outro docente selecionado pelo programa, acreidita que a parceria entre as duas universidades devem gerar colaborações significativas nas pesquisas e futuramente se tornarão publicações interessantes e disponíveis ao público. “As instituições e, em especial, as universidades católicas têm o dever ético-moral de investirem em pesquisas capazes de contribuir com a superação de comportamentos depredadores e com o favorecimento de convivências harmoniosas entre todos os seres. Minha pesquisa se concentrará no estudo da história e da literatura do Oriente Antigo. Procurarei demonstrar como os textos bíblicos já reconhecem a relação entre políticas opressivas e catástrofes ambientais. Trata-se de eco-narratividades milenares que, como patrimônio cultural da humanidade, ainda estão à disposição para ajudar na formação das consciências dos seres humanos na atualidade. A PUC-SP e a Universidade Notre Dame, de acordo com suas vocações, podem dar uma colaboração significativa a esse processo, sobretudo em forma de pesquisas bem publicadas e disponíveis a todas as pessoas”, concluiu o docente.