27 out

Literatura e Produção Editorial

Literatura e Produção Editorial: o ensino e a ficção


Programação

Abertura: 9h às 09h15 
Diana Nava - Coordenadora do PPG em Literatura e Crítica Literária
Cândido Grangeiro - Editor da Palavras Projeto Editorial

Palestra de Abertura: 9h15 às 9h50
Prof. Dr. Pedro Chagas (UFPR) “O que é ler? Uma perspectiva da Neurociência”

Mesa 1: 9h50 às 11h10
Literatura, Ensino e Formação de Leitor 
Objetivo
: discutir os desafios na construção do diálogo entre a área da Literatura, como linguagem artística, e a formação do leitor literário.
Convidados: 
Escritor - Ricardo Azevedo  
Autor de material didático - Vima Rossi Martin 
Professora de Educação Básica - Kátia Pellicci   
Pesquisadora - Eliane Galvão 
Mediação: Vera Bastazin
Questões a serem exploradas: Literatura se ensina? Como construir e ocupar um espaço reflexivo e propositivo em favor da literatura como  linguagem artística, uma vez que a literatura é geralmente tratada no âmbito da educação? Até que ponto é possível aproximar literatura e ensino, considerando a concepção de literatura como arte? Qual o papel da academia nas discussões que envolvem literatura e ensino?

Mesa 2: 11h30 às 13h 
Do PNBE ao PNLD: o espaço da literatura nas políticas públicas
Objetivo
: apresentar e discutir os documentos e editais produzidos pelas políticas públicas, incluindo seu histórico de transformações, tendo em vista sua importância e possíveis lacunas.
Convidados:
Daniela Padilha
Ana Brandão 
Nádja César 
Luciana Azevedo 
Mediação: Cibele Lopresti
Questões a serem exploradas: Como a literatura aparece em documentos norteadores da educação, como a BNCC, e editais públicos, como o PNLD? O que significa inserir o livro literário no PNLD? Quais as perdas e os ganhos em relação ao acesso ao livro literário? Quais os impactos das diretrizes dos editais dos últimos PNLD na qualidade literária dos livros produzidos? Qual a importância da manutenção dos acervos coletivos e, nesse sentido, o que se perdeu com a “queda” do PNBE? Qual o papel da academia na discussão sobre tais programas? É possível participar de futuras proposições em relação aos programas públicos de incentivo à leitura e formação do leitor?

Mesa 3: 14h às 15h30
Literatura: políticas públicas e formação do leitor literário
Objetivo
: em que medida as políticas públicas visam e favorecem ou não a formação do leitor.
Convidados:
Juliana Mutafi
Dolores Prades
Maria José Nóbrega 
Cristiane Tavares
Mediação: Cândido Grangeiro
Questões a serem exploradas: Qual a importância do estudo crítico desses documentos por pesquisadores que refletem sobre a literatura na formação básica?  Até que ponto a pesquisa, a reflexão e a formação crítica na academia - em relação à abordagem da literatura nos documentos oficiais - podem contribuir para as discussões e proposições de caminhos mais próximos à concepção de literatura? Há possibilidades de pensar e desenvolver ações mais consonantes com nossa concepção de literatura no contexto desses documentos?

Mesa 4: 16h às 17h30
Literatura na formação acadêmica: a mediação, as políticas públicas e o diálogo com o mercado editorial
Objetivo
: evidenciar a existência (ou não) do compromisso das Universidades com a formação de profissionais ligados não só ao ensino, mas também à área editorial.
Convidados:
Cibele Lopresti (Palavras Projeto Editorial)
Ceciliany Alves Feitosa (FTD)
Emília Mendes (UFMG)
Juliana Valverde (Produtora de Conteúdos)
Mediação: Diana Navas
Questões a serem exploradas: Até que ponto os pesquisadores dos Programas de Literatura têm consciência da possibilidade de atuarem no mercado editorial, como elaboradores de conteúdos e/ou leitores críticos de materiais didáticos, a exemplo dos Manuais do Professor para livros literários? De que modo a academia pode contribuir para preparar profissionais que venham a atuar no mercado editorial de forma crítica e reflexiva, avaliando os interesses envolvidos sejam eles públicos e/ou de mercado? Os pesquisadores em literatura têm conhecimento e refletem criticamente sobre o tratamento do literário nos documentos oficiais e nas políticas públicas nacionais de incentivo à leitura e à formação do leitor, podendo adentrar no mercado editorial de modo a avaliar os interesses e múltiplas perspectivas envolvidas - governo, capital, editor, professor? Como a presença de profissionais da área de literatura no mercado editorial pode contribuir para a produção de materiais didáticos mais ricos em relação ao literário?
 

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27/out 9:00
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