Projeto de Articulação de Contextos Curriculares assume protagonismo relevante na Universidade

por Francisco Antonio Serralvo | 29 / 05 / 2023 - 14 h

O projeto de Articulação de Contextos, conduzido pela Reitoria da PUC-SP, no âmbito das Pró-Reitorias de Graduação e Pós-Graduação, tem assumido um protagonismo relevante na Universidade. Por meio dessa abordagem, os alunos têm a oportunidade de se beneficiar de uma experiência de aprendizagem mais flexível, adaptada às suas necessidades individuais e às demandas do mercado de trabalho atual.

O grande diferencial do projeto, como o próprio nome revela, é a articulação de diferentes conteúdos essenciais para a formação dos estudantes, proporcionando uma conexão lógica e ajustada das Unidades Curriculares integrantes do projeto. No caso específico do Curso de Administração, o Projeto está sendo desenvolvido desde o início de 2022, e chegou aos três primeiros períodos do curso. No segundo período, no qual estou diretamente envolvido, o “Projeto Articulação de Contextos para o ensino em Administração - Desempenho competitivo das organizações”, inclui as seguintes Unidades Curriculares: Inteligência de Marketing, Estatística I, Práticas em Ferramentas Tecnológicas para Análise de Dados e PPPO II – Pesquisas, Projetos e Práticas nas Organizações II.

Além de dar sentido a diferentes conteúdos, outro ganho essencial é a integração entre teoria e prática de forma mais efetiva. O projeto, além de envolver estratégias de ensino diversificadas, alia a observação prática da realidade de uma empresa, escolhida pelos estudantes organizados em grupos. Assim, as sulas presenciais (ou online) são reservadas para reflexões teóricas envolvendo múltiplas estratégias de ensino, como estudos de caso, simulações e discussões em grupo, e as visitas às empresas se prestam para a observação como o conteúdo estudado ocorre na prática. Essa dinâmica tem proporcionado maior envolvimento dos estudantes com o conteúdo programático, e os alunos têm tido a oportunidade de aplicar (ou observar, a depender da atividade) o conhecimento adquirido em situações reais, desenvolvendo habilidades essenciais para sua formação profissional.

O que temos observado como resultado efetivo da aplicação do projeto, é que os estudantes adquirem maior autonomia sobre o seu processo de aprendizagem. Ao ter acesso aos recursos disponibilizados (por meio das plataformas Moodle e Teams), e as estratégias pedagógicas adotadas, eles passam a revisar o conteúdo em seu próprio ritmo, tirar dúvidas, aprofundar seu conhecimento e explorar áreas de interesse específicas. Isso promove uma aprendizagem mais personalizada e ajustada às expectativas individuais, ajudando os estudantes a se tornarem protagonistas de sua própria formação.

Outro ponto de destaque que temos observado no desenvolvimento do projeto, é a colaboração e o trabalho em equipe. Para além do espaço da sala de aula em que as atividades dos grupos são desenvolvidas, com o uso de ferramentas online, os alunos podem se comunicar, compartilhar ideias e colaborar em projetos, mesmo que estejam fisicamente distantes. Essa interação possibilita a troca de experiências entre estudantes de diferentes locais e contextos, enriquecendo a aprendizagem por meio da diversidade de perspectivas e vivências.

O ensino por meio do Projeto de Articulação de Contextos tem sido especialmente relevante para o curso de Administração por estar alinhado com a realidade do mercado de trabalho atual, que valoriza profissionais flexíveis, adaptáveis e capazes de utilizar efetivamente as tecnologias da informação e comunicação. Ao vivenciar um ambiente de aprendizagem híbrido, os estudantes desenvolvem habilidades digitais, como a capacidade de utilizar ferramentas online, analisar dados, tomar decisões com base em informações e se comunicar virtualmente. Essas competências são essenciais para a atuação profissional no contexto empresarial moderno.