Estudante de Jornalismo da PUC-SP vence concurso da Revista Piauí
Artur Maciel Rodrigues concorreu com outros 451 estudantes de jornalismo de todo Brasil
Iniciativa buscou promover a conscientização, a troca de conhecimentos e a busca por soluções efetivas para os desafios enfrentados por essas pessoas
Texto tem autoria de André Geraldes, coordenador do Escritório Modelo
O Escritório Modelo “Dom Paulo Evaristo Arns”, da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, realizou na terça-feira (28/05), o evento "População em Situação de Rua na Cidade de São Paulo: Debatendo a ADPF 972".
O foco da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental - ADPF 972, em trâmite perante o Supremo Tribunal Federal (STF), é a proteção dos direitos fundamentais das pessoas em situação de rua. Com o objetivo de abordar esse tema de modo ampliado, o evento no Tucarena foi realizado de forma colaborativa, envolvendo diversos atores que trabalham com a população em situação de rua na cidade de São Paulo. Essa iniciativa buscou promover a conscientização, a troca de conhecimentos e a busca por soluções efetivas para os desafios enfrentados por essas pessoas.
O evento ocorreu no TUCARENA e contou com os(as) palestrantes Surraily Youssef (Defensoria Pública do Estado), Eduardo Dias (Ministério Público Estadual), Sue Circunde (Associação Nacional da Advocacacia Negra), Luiz Kohara (Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos), Sueli Camargo (Pastoral do Menor Arquidiocese de São Paulo), Raecler Baldresca e Marisa Claudia (Coordenadoras do Mutirão Pop Rua Jud - Juízas do Tribunal Regional Federal da 3.ªRegião), Laura Dias, Edvaldo Gonçalves e Vanio - Gracilvanio B. Oliveira (Movimento Nacional de Luta em Defesa da População em Situação de Rua).
Os debates tiveram a mediação de Daniela Reis (Pindorama), Marilene Geronino e Silvanice Bispo (Assistente Social do Escritório Modelo), além da participação do prof. André Geraldes e Vitor Nery, respectivamente, coordenador e supervisor da área de projetos sociais do Escritório Modelo, e dos advogados do Escritório Modelo, Matteo Giannella, Ieda Souza, Victor Serino, e a psicóloga Natasha Maués. Por fim, importa observar a presença no evento de parlamentares como os deputados Eduardo Suplicy e Maurici, e a vereadora Luna Zarattini, além do ex-deputado Adriano Diogo, bem como lideranças populares tais como Benedito Roberto Barbosa, Fátima, Raimundo Bonfim e Vanilda Anunciação.