Diretor da Educ discute integração a selo conjunto de editoras das pontifícias do Brasil
Thiago Pacheco esteve na PUC-Rio, dias 4 e 5/9, para debater a iniciativa PUC+, que já une as editoras da PUC-Rio e da PUC-RS
Uma possível iniciativa para unir as editoras das PUCs brasileiras, por meio da publicação conjunta de obras de autores nacionais e internacionais de reconhecida trajetória acadêmica e temas de relevância científica e interesse acadêmico e social.
Seis editoras puquianas, entre elas a Educ, se reuniram para discutir esse novo selo, chamado PUC+. O encontro ocorreu nos dias 4 e 5/9, no campus Gávea da PUC-Rio.
“O selo PUC+ teve início com a união das editoras da PUC-Rio e da PUC-RS”, conta Thiago Pacheco, diretor da Educ. “Agora, as demais editoras das PUCs foram convidadas a integrar essa parceria editorial, com o objetivo de ampliar seu alcance e repercussão, além de propiciar uma integração entre nossas instituições, que compartilham uma mesma identidade”, afirma.
O grupo que participou do Fórum PUC+ contou com a participação das editoras anfitriãs (PUC-Rio e PUC-RS), a Educ (PUC-SP) e as editoras PUCPress (PUC-PR), Splendet (PUC-Campinas) e da PUC-GO. “Cada uma fez uma apresentação, explicando seu funcionamento e estrutura para as demais. A partir dessa troca, e considerando as especificidades de cada editora, foi possível avaliar possibilidades e formatação para ampliar o selo PUC+”, explica Pacheco.
A iniciativa será formalizada em um projeto, para discussão interna nas PUCs, e as editoras voltarão a se encontrar em novembro, de forma virtual, para seguir com a ampliação conjunta da iniciativa.
A abertura do evento contou com a participação do reitor da PUC-Rio, professor pe. Anderson Antonio Pedroso, que saudou o empreendimento. O selo PUC+ já possui duas obras, produzidas em coedição entre as editoras da PUC-Rio e da PUC-RS: História da Imprensa no Brasil do Século XIX, de Marialva Carlos Barbosa, Antonio Carlos Hohlfeldt e Ana Paula Goulart Ribeiro, e Teoria, política e história: diálogos com Marcelo Jasmin.
O lançamento deste volume, uma coletânea em homenagem ao professor Marcelo Gantus Jasmin (que recentemente se aposentou do Departamento de História da PUC-Rio), foi uma das atividades do Fórum PUC+, na tarde de 4/9.
Além das discussões sobre o selo, lançamento e apresentação das editoras, o encontro contou com uma exposição dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do grupo de pesquisa “Editoração Acadêmica: políticas e comunicação”, liderado pelos profs. Luciano Aronne de Abreu (editor-chefe da Editora da PUC-RS) e Felipe Gomberg (diretor-editorial da Editora PUC-Rio).
*Crédito das fotos: Matheus Santos