"BRASIL em Curso II": evento tem início abordando novas perspectivas e desafios a serem superados

Serão quatro aulas online até o dia 15/10

por Redação | 11/09/2024

Teve início, nesta terça-feira (10/9), o evento online e gratuito BRASIL em Curso II, discutindo o tema Educação Brasileira na Atualidade: Rumos e Desafios.

Participaram do encontro a profa. Madalena Guasco Peixoto (diretora da Faculdade de Educação da PUC-SP), Daniel Tojeira Cara (Faculdade de Educação da USP e membro do CNDE), e Emmanuel Zagury Tourinho (reitor da UFPA e ex-presidente da Andifes).

Representando a Reitoria, o pró-reitor de Pós-Graduação, profº Márcio Alves da Fonseca, fez a abertura do evento lembrando da primeira edição e da importância da iniciativa. "É com muito prazer e satisfação que inicio essa série de quatro encontros que chamamos de Brasil em Curso II. Acreditamos que a experiência de sucesso da primeira edição valia a pena ser repetida, mesmo se tratando de um momento diferente da história tanto do Brasil como da PUC-SP. Temos um outro governo, novas perspectivas inclusive de reconstrução de muitas daquelas dimensões que discutimos em 2020, mas também de muitos desafios ainda a serem superados. Isso que determinou a escolha dos temas, que discutiremos nesses dois meses com nossos convidados."

Organizado pela Reitoria da PUC-SP, desde sua primeira edição, realizada em 2020, o Brasil em Curso traz à universidade o papel de discutir e "elaborar diagnósticos, na produção crítica de conhecimento acerca das diferentes realidades e na gestação de perspectivas para a solução dos problemas a serem enfrentados a curto e médio prazos". Todas as aulas da primeira edição estão disponíveis em vídeo, neste link.

Assista o evento na íntegra:

Próximos encontros:

- 17/09 -  Racismos e políticas afirmativas no Brasil: por um futuro totalmente inclusivo

- 15/10 - Desenvolvimento econômico e Clima no Brasil: o que o futuro nos reserva?