C.A. 22 de Agosto inaugura nova sede da Assistência Judiciária

Entidade pasosu a funcionar no bairro da Consolação

por Redação | 23/09/2024
Texto: Centro Acadêmico 22 de Agosto
Fotos: Luciney Martins / jornal O São Paulo

Na manhã de 6/9, foi inaugurada a nova sede da Assistência Judiciária (AJ) 22 de Agosto “Antônio Carlos Malheiros”, do Centro Acadêmico 22 de Agosto (Direito), agora situada na Rua da Consolação, 881.

O evento reuniu alunos, professores, amigos da AJ e funcionários da PUC-SP, incluindo o diretor da Faculdade de Direito, prof. Vidal Serrano Nunes Jr., marcando um importante momento na história da universidade e da luta pela justiça social.

Ana Julia Carmona, presidente do C.A., destacou o esforço coletivo na conquista da nova sede: "Foi um fruto de uma luta contínua de toda a comunidade estudantil. Graças à unidade de todos, o C.A. 22, em sua gestão Alvorecer, pôde negociar e concretizar essa nova sede junto à FUNDASP, para, cada vez mais, lutarmos pela justiça social em nosso país."

Além disso, a advogada-chefe da AJ, Edneia Bueno Brandão, se emocionou: “Construo este projeto há décadas. Entre altos e baixos, hoje iniciamos uma nova era para nosso escritório pro-bono. Mais amplo, mais acessível e com mais capacidade. O trabalho da AJ rumo à justiça social durará até nosso país se tornar, de fato, democrático e igualitário. Que esta nova sede nos dê força para continuar a luta”.

Larissa Fontes, diretora de permanência do C.A., reforçou a importância da conquista: “Estar aqui é uma grande alegria. Ver esta conquista dos alunos e da gestão Alvorecer é histórico e gratificante. Agora, a AJ fica em um local mais amplo e acessível à população que mais precisa.”

O evento contou também com a fala do Padre Rodrigo Pires, coordenador da Pastoral Universitária, que refletiu sobre o papel da justiça na sociedade: “Conforme nos lembra o profeta bíblico, é preciso nivelar os montes da justiça para que ela chegue a todos mais rapidamente. E este trabalho (da AJ) é um passo importante rumo à justiça social.”

Leonardo Carvalho, advogado e aluno de mestrado em Direito Constitucional pela PUC-SP, que foi ex-tesoureiro da gestão Alvorecer e um dos idealizadores do projeto, relembrou os desafios superados: “Há dois anos, quando assumimos a gestão do C.A. pela primeira vez, precisávamos arrumar a casa, pois havia um histórico infeliz e negativo de gestões anteriores. O nosso trabalho pôde, então, preparar o caminho para que essa segunda geração do Alvorecer pudesse colher estes frutos históricos para o 22 de Agosto – como, no caso, a nova sede."

O evento foi finalizado com a leitura de um poema (leia abaixo) de autoria do professor Flavio Crocce Caetano, declamado pela professora Marina Faraco, homenageando a nova sede e o legado de Antônio Carlos Malheiros, que dá nome à AJ:

“Hoje é um dia histórico.
Alvorecer de uma nova era.
A Assistência Judiciária é ampliada e reformada para melhorar o acesso à justiça ao nosso povo. E batizada com o nome de nosso eterno Malheiros.
Símbolo da Paz e da Justiça, que deixou o amor ao próximo como seu maior legado.
Parabéns à gestão Alvorecer!
Viva o CA 22 de Agosto!
Viva a Assistência Judiciária!
Viva a nossa PUC!
Malheiros presente! Sempre!”

A nova sede da AJ é vista como um avanço importante, proporcionando maior acessibilidade e capacidade de atendimento à população que mais necessita de assistência jurídica, reforçando o compromisso do Centro Acadêmico 22 de Agosto com a justiça social.