Ex-aluno Gabriel Galípolo é aprovado para a presidência do Banco Central

Galípolo é graduado e mestre pela PUC-SP

por Renata Nascimento | 08/10/2024

O plenário do Senado Federal, aprovou na tarde desta terca-feira (8/10), por 66 votos a 5, o nome de Gabriel Muricca Galípolo para presidente do Banco Central. Mais cedo, o economista já havia sido aprovado por unanimidade pela Comissão de Assuntos Econômicos da casa legislativa.

Galípolo é formado em Ciências Econômicas e mestre em Economia Política pela PUC-SP. Entre 2006 e 2012 foi professor do Departamento de Economia da Universidade. Recentemente, no governo Lula, ocupou o cargo de Secretário Executivo do Ministério da Fazenda e atualmente é Diretor de Política Monetária do Banco Central.

O economista foi escolhido para comandar o Banco Central a partir de 2025. Galípolo assume a cadeira de Roberto Campos Neto em janeiro, após a aprovação da sabatina feita pelo Senado Federal.

Trabalhou como chefe de Assessoria Econômica da Secretaria de Transportes Metropolitanos de SP (2007), Diretor da Unidade de Estruturação de Projetos da Secretaria de Economia e Planejamento de SP (2008) e Presidente do Banco Fator (2017 a 2021).

O aluno Gabriel Galípolo

De acorco com o prof. Antonio Corrêa de Lacerda, do Programa de Pós-Graduação em Economia Política da PUC-SP, Gabriel Galípolo foi um dos alunos que se destacaram no curso de Economia da Universidade.

“Gabriel Galipolo é egresso da nossa Graduação e do Mestrado em Economia Política da PUC-SP. Sempre se destacou como aluno e depois professor do nosso Departamento de Economia, onde atuou por 6 anos. Ele soube aproveitar a formação eclética e crítica que oferecemos nos cursos, o que aliado à experiência que adquiriu na sua bem-sucedida carreira no mercado financeiro para tornar-se um economista diferenciado. Temos muito orgulho na PUC-SP em formar economistas de tanto sucesso no governo, no setor privado e na Universidade”, afirma o docente.

A profa. Cristina Helena de Mello, do departamento de Economia, destaca que Galípolo foi um daqueles estudantes brilhantes. “Galípolo foi nosso aluno e nosso professor. Foi sempre um estudante interessado, dedicado, daqueles que têm brilho nos olhos! Ele teve “vida universitária”! Isso significa que se envolveu fora da sala de aula, com professores, debates, colegas. Desenvolveu desta forma soft e life skills. Sempre aproveitou as oportunidades de network oferecidas por seus professores. Sua trajetória é mérito pessoal. Mas, seguramente, sua formação acadêmica, o desenvolvimento de competências e habilidades tem a alma mater da PUC-SP”, finaliza.

A diretora da Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais (FEA), profa. Elizabeth Borelli, afirma que a nomeação de Galípolo é de extrema relevância para toda a sociedade. "É motivo de grande orgulho para a PUC-SP a nomeação do economista Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central, e, particularmente para a FEA, onde ele cursou, brilhantemente, a Graduação e o Mestrado em Economia Política; atuou, inclusive, como professor no curso de Ciências Econômicas. Sua notoriedade intelectual sempre o qualificou como um ponto fora da curva, não apenas no meio acadêmico, mas por sua carreira ascendente no mercado, pelos altos postos galgados. Certamente, deixará um legado importante para a economia brasileira", reitera a docente.

Vestibular 2025

As inscrições para o Vestibular de Verão 2025 estão abertas, clique aqui.

Saiba mais sobre o curso de Economia.