PUC-SP lança Escola de Negócios com novo modelo de especializações
Universidade aposta em cursos de um ano, com formato híbrido e foco em networking para...
A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), por meio do Centro de Aperfeiçoamento Docente (CAD), dá início a uma importante jornada formativa com o lançamento do Curso de Letramento Racial, voltado a todo o corpo docente da Universidade. Com abordagem crítica e compromisso ético, a iniciativa visa promover a compreensão das relações étnico-raciais no Brasil e fomentar práticas pedagógicas antirracistas nos ambientes universitários.
A abertura solene do curso ocorrerá no dia 3 de outubro de 2025, com a presença do magnífico reitor Vidal Serrano Jr. e com a palestra do prof. Hédio Silva Júnior, referência nacional na luta por igualdade racial.
A aula inaugural será conduzida pela profª. Dayse Mara Ramos da Silva, responsável também pelos demais módulos do curso.
A formação será oferecida em formato híbrido (presencial, remoto síncrono e remoto assíncrono), com carga horária total de 10 horas, distribuídas quinzenalmente, sempre às sextas-feiras:
• 08/10 – Módulo 1: Construção social da raça. Racismo: formação histórica, discriminação e desigualdades raciais no Brasil. Conceitos básicos
• 22/10 – Módulo 2: Diversidade e inclusão: instituições de ensino e racismo
• 05/11 – Módulo 3: Desigualdades raciais: o processo de dominação étnico-racial. Análise de dados estatísticos e estudos contemporâneos
• 12/11 – Módulo 4: Práticas pedagógicas antirracistas: currículos; ações afirmativas.
Além das aulas expositivas dialogadas, está prevista uma apresentação artístico-cultural com o prof. Natanael dos Santos, no dia 19/11, que levará ao palco do TUCA a performance “Trajetórias do africano em território brasileiro”.
A proposta do curso responde a uma demanda histórica do movimento estudantil, apoiada pela Reitoria, e integra a política institucional da PUC-SP para formação continuada voltada à equidade racial. A participação no curso contará com certificação mediante registro eletrônico de presença e será realizada via plataforma Even3, que permitirá o acesso tanto ao vivo quando gravado.
A expectativa é de ampla adesão dos mais de mil docentes da Universidade, fortalecendo o compromisso da PUC-SP com uma educação superior antirracista, crítica e socialmente transformadora.
Para participar do curso faça sua inscrição, clicando aqui.