PUC-SP recebe 38ª edição do “Curso de Verão”
Reitor Vidal Serrano Jr. participou da abertura das atividades, promovidas pelo Centro...
O GT é formado por representantes da reitoria, professores, alunos e funcionários.
Iniciativa da Pró-reitoria de Cultura e Relações Comunitárias (Pró-CRC), o Grupo de Trabalho de Inclusão Social é formado por membros da comunidade e tem como objetivo discutir e buscar soluções para questões como monitoramento de bolsa alimentação, acompanhamento da proposta de cotas étnico-raciais relacionadas as bolsas Fundasp, bolsa xerox, a criação de um órgão para tratamento das questões de racismo e discriminação na Universidade, entre outras.
“Ele é voltado a três pontos principais: acesso à Universidade, inclusão de pessoas e permanência. O acesso no que se refere ao transporte, acolhida e acessibilidade; a inclusão que se efetiva por meio de bolsas e financiamento; e a permanência através de mecanismos como a bolsa alimentação, a bolsa xerox... Precisamos ter uma Universidade mais diversa e plural”, explica o prof. Pedro Javier Aguerre Hughes (assessor da Pró-CRC), que coordena o GT.
Formado por representantes da reitoria, professores, alunos e funcionários o grupo, que busca reunir pessoas preocupadas com diminuir conflitos por meio da mediação e do diálogo, se reúne mensamente para levantar pautas e montar uma agenda de ações a serem desenvolvidas.
Para o prof. Antonio Carlos Malheiros, pró-reitor de Cultura e Relações Comunitárias a inclusão é o objetivo maior. “Acreditamos que não basta a pessoa chegar à universidade, precisamos saber o que fazer para que não se sinta marginalizada. O indivíduo precisa ser acolhido, mas não caritativamente, mas por que somos todos exatamente iguais com as nossas diferenças”.
O grupo tem como expectativa final a produção de um documento oficial que informe sobre as penalidades em caso de atos como racismo, injúria, assédio entre outros e que seja um compromisso da comunidade na luta pela igualdade. “ A ideia também é propor boas práticas de relacionamento entre as pessoas”, conclui Aguerre.
Ao interessados em assistir as reuniões do grupo ou enviar sugestões podem enviar um e-mail para a Pró-reitoria de Cultura e Relações Comunitárias: procrc@pucsp.br.