Dom Odilo afirma que universidade é ambiente propício para debater futuro do Brasil

Arcebispo Metropolitano de São Paulo e grão-chanceler da PUC-SP faz avaliação positiva de sua primeira participação na Brazil Conference at Harvard & MIT, realizada no início do mês

por Redação | 25/04/2019

Dom Odilo Pedro Scherer defende que as universidades pensem em iniciativas que envolvam não apenas a comunidade acadêmica, mas a sociedade como um todo para o bem do Brasil, após avaliar sua primeira participação na Brazil Conference at Harvard & MIT, realizada de 5 a 7 de abril na Harvard University e na Massachussets Institute of Technology. No evento, organizado desde 2015 pela comunidade brasileira de estudantes na região de Boston, o cardeal participou de uma mesa de debates sobre a relação entre religião e política diante da laicidade do Estado ao lado da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, do ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso e da deputada federal Geovania de Sá (PSDB-SC), que integra a bancada evangélica na Câmara dos Deputados. “Foi a primeira vez que a Brazil Conference introduziu um painel com foco nas relações entre religião e política, Igreja e Estado. Era para sentir o clima da sociedade brasileira, da opinião pública, as relações com as instituições. Creio que nosso painel foi muito bom, com bastante interesse por parte dos estudantes e bem desenvolvido pelos integrantes da mesa”. Dom Odilo elogiou a iniciativa dos alunos brasileiros. “Participei pela primeira vez do evento e achei a experiência fantástica. São ideias que devem ser replicadas também nas nossas universidades”.

De acordo com o grão-chanceler da PUC-SP, o ambiente universitário precisa preparar os alunos do ponto de vista de suas aptidões, dos estudos, do conhecimento, mas, por outro lado, é também um lugar de pesquisa, onde se procura avançar, conhecer melhor a vida em sociedade. “A universidade deve ser, ao meu ver, um ambiente em que se absorve os conhecimentos, mas também se ampliam os conhecimentos; não pode estar voltada apenas para dentro, ela tem que promover, quando possível, atividades de extensão para que aquilo que se trabalha em sala de aula beneficie a própria sociedade”.

A Brazil Conference at Harvard & MIT foi criada com o intuito de levar para Boston, um conhecido pólo do conhecimento, intelectuais brasileiros que, em um espaço plural, promovam o debate e a criação de ideias sobre o futuro do Brasil. “A universidade não poderia ser o local mais propício para discutir o futuro do Brasil, pois ali estão estudantes de várias áreas do conhecimento interessados, justamente, em conhecer o espaço onde depois desempenharão sua profissão, suas habilidades”, ressaltou Dom Odilo.

A situação da educação no Brasil, no presente e futuro, foi outro tema tratado durante a conferência e elogiado pelo cardeal. “Naturalmente, o que saltou aos olhos é a nossa grande defasagem no que diz respeito à educação em nosso país. Temos muitos passos a dar para que o Brasil ofereça uma educação de qualidade e para que nossos estudantes contribuam significativamente para o desenvolvimento do país”.

Confira o vídeo com a íntegra da participação de Dom Odilo Pedro Scherer na Brazil Conference at Harvard & MIT no site www.brazilconference.org/dia2.