PUC-SP na Mídia: Por que medalha de Nossa Senhora das Graças é "milagrosa"?
Participação do prof. Felipe Cosme Damião Sobrinho (Teologia)
Evento foi realizado na Universidade de Fordham
No último dia 3/6, a profa. Maria da Conceição Golobovante (Publicidade e Propaganda) apresentou o projeto de pesquisa-ação Web Rádio e Agência de Comunicação Comunitária Palafita, durante o V Congresso da Cátedra Scholas de Humanismo Solidário, na Universidade de Fordham, Nova York.
A Fundação Scholas Occurrentes é uma organização internacional de direito pontifício, presente em 190 países dos 5 continentes, composta por 500 mil escolas e redes educativas. Sua missão é promover a integração de todos os estudantes do mundo, por meio de propostas tecnológicas, desportivas e artísticas que promovam a educação pela cultura do encontro.
A pesquisa-ação é resultado de parceria entre a PUC-SP e o Instituto Arte no Dique, para a implantação no dique da Vila Gilda, maior favela de palafitas da América Latina, em Santos/SP, da rede de informação comunitária Redic. O projeto é coordenado pelo grupo de Pesquisa Mediatel (Mediações Telemáticas), que tem à frente o prof. Milton Pelegrini (Jornalismo).
O Redic tem como principais objetivos formar e incentivar jovens da comunidade para atuar na produção editorial, musical e sonora para a programação da web rádio Palafita e também na produção de conteúdos informativos e de mobilização social para a agência de comunicação. O tripé editorial do Redic é a produção de contepudos com foco na comunicação humanitária, jornalismo de paz, mediação de conflitos e defesa ambiental.
Segundo Conceição, o projeto foi bem recebido pelos participantes da Scholas. “Sobretudo porque no vídeo apresentado há falas dos próprios moradores e de sua relação afetiva com o território onde vivem, além dos referenciais teóricos que dialogam com as propostas metodológicas do Scholas, por via da abordagem sistêmica transdisciplinar dos pensamentos de Latour, Muniz Sodré, Martin-Barbero, Baitello Jr., Briggs e Burke e Downing, entre outros”, afirma a docente.
Conheça o projeto
Clique aqui e ouça a rádio
http://www.palafita.mediatel.com.br/