Biógrafo de Ney Matogrosso e Elis Regina é entrevistado por alunos de Jornalismo
Formado pela PUC-SP, Julio Maria trabalha há 25 anos no jornal Estado de S.Paulo
Alunos do curso de Jornalismo participaram na última sexta-feira (14/5) de uma entrevista coletiva com o jornalista e crítico musical Julio Maria, repórter do jornal “O Estado de S.Paulo” e biógrafo de duas grandes figuras da música brasileira, a cantora Elis Regina e o cantor e compositor Ney Matogrosso. O encontro foi organizado como parte do programa da disciplina “Cenários da literatura contemporânea”, coordenada pelo prof. Diogo de Hollanda.
Formado pela PUC-SP, Julio Maria começou a trabalhar no Estadão ainda na faculdade e se firmou como um dos grandes nomes do jornalismo musical brasileiro. Na conversa com os alunos, ele falou sobre o processo produtivo das biografias, compartilhou técnicas de entrevista e destacou a importância da ética no exercício da profissão. “É algo fundamental para o ser jornalístico”, afirmou, lembrando que o tema era muito discutido nas aulas da PUC-SP.
Para a biografia de Ney Matogrosso, Julio entrevistou 170 pessoas, em um trabalho que durou cinco anos e que chegará aos leitores daqui a dois meses. A editora, a Companhia das Letras, também cogita republicar o livro anterior de Julio, Elis Regina: nada será como antes, lançado em 2015 pela Master Books e hoje esgotado nas livrarias. Ao final do encontro, Julio surpreendeu os alunos com uma palinha de voz e violão. “Cheguei a ter uma banda de blues”, contou, depois de cantar o clássico “Got you on my mind”.