PUC-SP recebe 38ª edição do “Curso de Verão”
Reitor Vidal Serrano Jr. participou da abertura das atividades, promovidas pelo Centro...
Obra do ex-aluno do pós em Administração, Rodrigo Guimarães Motta
Rodrigo Guimarães Motta, judoca, mestre e doutor em Administração pela PUC-SP, acaba de lançar junto a outros autores o livro Jornadas Heroicas – o esportismo como instrumento de aprendizagem na prática.
O autor relata a trajetória de sua abordagem sobre o tema até o lançamento atual:
Em 2006 fui convidado para realizar uma palestra sobre a contribuição do esporte para minha trajetória profissional na ESPM. Em 2008 fui convidado para realizar esta mesma palestra na FGV EAESP.
O presidente de uma editora assistiu à mesma e me convidou para escrever um livro sobre o tema. Para esse projeto, convidei meu médico, amigo e atleta olímpico Wagner Castropil.
Durante dois anos, entrevistamos 125 executivos e empresários que haviam tido uma experiência pregressa com a prática do esporte. Através desta pesquisa, chegamos a cinco competências que se pode apreender no esporte e utilizar na vida profissional: atitude, visão, estratégia, execução e trabalho em equipe.
O aprendizado na prática esportiva destas competências e a posterior aplicação bem-sucedida delas no trabalho foi o que denominamos de teoria do esportismo. Apresentamos o resultado para o empresário Abílio Diniz, que gostou muito do projeto e aceitou escrever o prefácio. O livro foi lançado em 2010 e realizamos palestras, entrevistas e redigimos artigos acadêmicos sobre o tema nos anos seguintes.
Em meados da década de 2010, com o livro esgotado, decidimos ampliar a pesquisa utilizando outro método de trabalho. Para narrar o impacto das cinco competências para o meu desenvolvimento e do Wagner Castropil, o terceiro coautor deste novo livro, Wagner Hilário, escreveu essa história utilizando a abordagem jungiana da “jornada do herói”.
Após a conclusão desta parte do livro, decidimos ampliar a obra entrevistando um executivo ou empresário de sucesso para falar de uma competência na qual ele é extraordinário. Para falar sobre atitude, falamos com Marilia Rocca, CEO da Hinode e praticante de enduro equestre; para falar de visão, José Salibi Neto, tenista e fundador da HSM; para falar de estratégia, José Vicente Marino, à época presidente da Avon e praticante de hipismo; sobre execução, José Carlos Brunoro, técnico medalhista olímpico de vôlei e sobre trabalho em equipe, Flávio Canto, medalhista olímpico de judô e presidente do Instituto Reação.
O livro estava “quase” pronto, quando conseguimos entrevistar o maior empresário brasileiro, o tenista Jorge Paulo Lemann, que falou sobre as cinco competências. Apresentamos a obra para a professora doutora Maria Amélia Jundurian Corá, que escreveu o prefácio da obra, ampliando também o lastro acadêmico. E finalmente estamos lançando esta obra, no mês dos Jogos Olímpicos de Tóquio.