Diversidade: PUC-SP instala banheiro unissex
Iniciativa provocou debate acalorado nas redes sociais e repercussão na mídia
Dez cabines individuais, um balcão com algumas pias e um grande espelho horizontal à frente. Há mais de 30 banheiros espalhados pelo campus Monte Alegre, a maioria passando por reformas, iniciativa essa que faz parte das obras de modernização do campus, com investimento do BNDES e apoio da Fundasp. Apenas um deles, no primeiro andar, tem uma diferença. Ao ser entregue à comunidade, na semana passada (11/8), ganhou uma placa na porta com a designação “unissex”.
Foi o suficiente para suscitar os mais diversos tipos de reação, tanto da comunidade interna, que se manifestou positivamente, quanto externa. O post que divulgou a novidade no facebook oficial da PUC-SP teve mais de 2.500 compartilhamentos, 10.000 comentários e quase 28.000 reações, todos acalorados, mas com maioria de aprovação à iniciativa. Além disso, a Universidade foi procurada por diversos veículos de imprensa para repercutir a iniciativa (leia nos links abaixo algumas das reportagens já publicadas)
“O banheiro é para todos, não apenas a um público específico”, afirma a reitora Maria Amalia Andery. Sobre a repercussão com a novidade, a professora se disse surpresa. “Abrir este banheiro é uma iniciativa que respeita tanto os que são favoráveis e poderão usá-lo, quanto os que não são, uma vez que continuam existindo toaletes tradicionais no campus”, esclarece. “Sonho com o dia em que a sociedade enxergará com naturalidade um espaço como esse”, ressalta a reitora.
Aluno de economia, Wellington Gonçalves de Melo Teixeira considerou a iniciativa da PUC-SP interessante. “Nunca frequentei locais onde houvesse banheiro unissex. Acho que é possível usar civilizadamente, não vejo nada demais na frequência conjunta”, afirma.
Para as alunas Raquel Vendramini Vidotto e Naina Novaes (Psicologia), banheiros como esse não são novidade. “Já frequentamos em outros locais. Achamos positiva a ação da Universidade”, consideram.
Já a estudante de Administração Lais Soares do Reis, afirma que ficaria incomodada em usar o banheiro. “Acho estranho, mas respeito quem quer usar. Eu não usaria, por que não me sentira confortável com um homem no mesmo local. Ficaria incomodada e tiraria minha liberdade”, considera Lais.
Wellington Gonçalves de Melo Teixeira |
Raquel Vendramini Vidotto e Naina Novaes |
Lais Soares do Reis |
Inclusão total
A inauguração do banheiro unissex é uma entre tantas outras ações de inclusão social, racial, étnica, religiosa e de gênero, que marcam a PUC-SP ao longo de toda a sua história.
Alguns exemplos demonstram o atual quadro de inclusão na Universidade e ajudam a contextualizar a implantação do novo banheiro: mais de 25% dos estudantes da PUC-SP são bolsistas ProUni ou Fundasp; a Universidade aprovou no primeiro semestre cotas étnico-raciais para bolsas de pós-graduação stricto sensu; 100% dos bolsistas ProUni e Fundasp têm direito a 100% de bolsa alimentação; no ano passado, a PUC-SP aprovou uma política contra todas as formas de assédio, principalmente sexual, que resultou em uma política nacional sobre o tema.
“Temos a preocupação de garantir que as diferenças estejam dentro da Universidade. O debate da inclusão não é só nosso, se dá no mundo inteiro, mas a Universidade tem que ser exemplar. O banheiro é mais uma ação prática neste sentido”, defende a reitora.
Confira o que saiu na imprensa
- Site da Rede TV!: http://www.redetv.uol.com.br/jornalismo/cidades/puc-sp-inaugura-banheiro-unissex-nao-e-para-transgeneros-e-para-todos
- Record News: http://tv.r7.com/record-play/balanco-geral/videos/universidade-cria-banheiro-unissex-16082017