Nota de falecimento: professor Gilson Luchezi Delgado
Docente integrava a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde, em Sorocaba, desde 1975
Faleceu no último domingo (12/12) o professor Gilson Luchezi Delgado, da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde. Formado em Medicina, em 1972, pela PUC-SP, atuava como docente na disciplina de Oncologia Clínica desde 1975.
“Como diretor desta faculdade e ex-aluno do professor Gilson, sua morte precoce é uma grande perda para nós”, afirmou o professor Godofredo Campos Borges. “Era um professor e uma pessoa extremamente dedicada e comprometida com o ensino. A lacuna que ele vai nos deixar será muito difícil de ser preenchida”.
O docente tinha 74 anos, era casado com Sônia Maria Oliveira Delgado e tinha quatro filhos – Fábio, Márcio, Paula e Luciano. “Espero que, neste momento tão triste, a família seja confortada e o céu o receba de braços abertos”, solidarizou-se o diretor da FCMS.
Com mestrado e doutorado também pela PUC-SP, atuou nas áreas de Oncologia Clínica, Reflexões em Clínica Médica de Adultos (até 2019) e Internato em Oncologia Clínica. Em 1992, criou e desenvolveu a Residência Médica em Cancerologia Clínica na FCMS, com reconhecimento pelo MEC-MS.
De 1978 até 2013, dedicou-se à assistência, docência e pesquisa em Oncologia Clínica. De 2013 a 2017, voltou-se apenas ao trabalho didático e assistencial. Suas pesquisas eram, principalmente, nos seguintes temas: quimioterapia do câncer colorretal, mama, pulmão e tratamentos de suporte e paliativos, tendo participado de mais de 50 estudos internacionais de novas terapias oncológicas médicas.
Desde 1985, foi um dos participantes das comissões para a implantação do ensino regular de Oncologia na graduação médica em diversas instituições. Atuou no desenvolvimento dos conceitos e aplicação dos Cuidados Paliativos em Oncologia. Foi o idealizador e um dos fundadores da Associação Beneficente Oncológica de Sorocaba, em 1988.
O professor Gilson Delgado foi fundador da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e da Sociedade Paulistana de Oncologia Clínica e membro titular de várias sociedades internacionais na especialidade.