Profissionais entre os mais admirados da área jurídica se formaram na PUC-SP

Universidade recebeu grande destaque nos anuários "Análise Advocacia" (2021) e "Executivos Jurídicos e Financeiros das Maiores Empresas do Brasil" (2022)

por Redação | 30/08/2022

A PUC-SP mereceu destaque nos anuários Análise Advocacia (2021) e Executivos Jurídicos e Financeiros das Maiores Empresas do Brasil (2022), como uma das instituições que forma grande parte destes profissionais atualmente.

O prof. Vidal Serrano, diretor da Faculdade de Direito, destacou algumas qualidades do curso. "A nossa Faculldade, já há muito tempo, é apontada como centro de excelência tanto em Direito Público como em Direito Privado, o que a torna um verdadeiro celeiro de grandes profissionais do Direito, confirmando o destaque recebido nessa e em diversas outras avaliações e publicações".

A profa. Marcia Alvim, coordenadora do curso de Direito, ressalta os bons resultados obtidos. “A Faculdade de Direito da PUC-SP continua sendo uma referência na formação de profissionais que se destacam no mercado de trabalho, seja na área pública ou na privada. Para nós é motivo de muita alegria ver que a formação que oferecemos, pautada nos princípios técnicos e científicos e baseada nos princípios humanistas, continua resultando em profissionais que se destacam”, afirma a docente.

A professora ainda destaca a importância da Universidade de manter a atenção e se preparar para o futuro, a fim de conseguir continuar formando profissionais de destaque. “A Faculdade de Direito da PUC-SP se prepara constantemente para a atualização frente aos desafios do mercado de trabalho e aos novos desafios tecnológicos. Estamos em contínua reflexão e preparação para formar profissionais que realmente façam diferença não só para o mercado de trabalho, mas para a sociedade como um todo”, conclui a coordenadora.

Atualmente, a PUC-SP está com Inscrições abertas para os cursos de Graduação e Pós-Graduação.

Análise Advocacia 2021

Em sua 16ª edição, o anuário inclui 2.556 advogados e 1.058 escritórios do Brasil.

A Universidade aparece na primeira posição no Análise Advocacia 2021, em relação ao ranking que avalia as principais instituições nas quais se formaram os Advogados Mais Admirados do Brasil. O destaque não se restringe à graduação, mas se estende também à especialização e ao mestrado.

Na mesma revista, no ranking que avalia as principais instituições em que se formaram os Sócios dos Escritórios Mais Admirados do Brasil, a PUC-SP aparece nas primeiras posições em graduação e mestrado e no segundo lugar, em especialização.

Ainda no mesmo anuário Análise Advocacia 2021, no ranking que avalia as principais instituições em que se formaram os Associados dos Escritórios Mais Admirados do Brasil, a PUC-SP aparece em segundo lugar em graduação, especialização e mestrado.

Executivos Jurídicos e Financeiros das Maiores Empresas do Brasil

No ranking que avalia as principais instituições onde se formaram os Executivos Jurídicos, a PUC-SP aparece na primeira posição na graduação (empatada com o Mackenzie), especialização e mestrado.

Já no ranking que avalia as principais instituições em que se formaram os Executivos Financeiros, a PUC-SP aparece na segunda posição para a graduação.

Em relação aos Executivos de Compliance, a Universidade aparece em terceiro lugar para a graduação e segundo, na pós-graduação.

Entre os 58 executivos jurídicos eleitos como os Mais Admirados do Brasil, oito (14%) fizeram a graduação na PUC-SP e dez (17%), algum curso de pós-graduação (especialização ou mestrado).

A PUC-SP integrou a formação dos três primeiros colocados. A primeira colocada é a Josie Jardim, que é diretora jurídica da Amazon Brasil, o segundo é Gianfranco Fogaccia Cinelli, diretor jurídico e regulatório da Hidrovias do Brasil – HBSA e a terceira é Erica Barbagalo, vice-presidente jurídica, patentes e compliance Brasil & LPC BP crop science Latam – Bayer.

Na lista dos 17 executivos financeiros eleitos como os Mais Admirados do Brasil, um também fez a graduação na PUC-SP: Diego Barreto, vice-presidente de finanças e estratégia do iFood.

Na lista dos 33 executivos de Compliance eleitos como os Mais Admirados do Brasil, seis (18%) fizeram a graduação na PUC-SP e cinco (15%) fizeram pós-graduação na PUC-SP (especialização ou mestrado).

Leia, a seguir o depoimento de Gianfranco Fogaccia Cinelli (diretor jurídico e regulatório da Hidrovias do Brasil – HBSA):

"Foi uma alegria enorme ser eleito o segundo Executivo Jurídico Mais Admirado do Brasil e também estar entre os Executivos de Compliance Mais Admirados, conforme o ranking da revista Análise Editorial. Este reconhecimento renova minha energia em transformar os departamentos jurídicos para que sejam atuantes, proativos e se sintam parte do negócio, agregando informações relevantes para a tomada de decisões, sem perder o foco na governança corporativa, compliance e sustentabilidade.

Agradeço a todos e todas que votaram e torcem por mim, aos colegas e amigos que fiz no mundo corporativo, jurídico e acadêmico. Eu admiro e torço por vocês também!

Sou muito grato à Hidrovias do Brasil e ao timaço de executivos que me acolheram de verdade, uma companhia jovem, dinâmica e responsável, que tem a missão de conectar o continente sul-americano de forma eficiente e sustentável!
Os meus anos de PUC-SP foram maravilhosos. Foi onde tive a certeza que gostaria de trabalhar no mundo jurídico. Graças às provocações de alguns excelentes professores desenvolvi meu jeito questionador e curioso frente aos desafios que me foram impostos. Sou grato aos mestres que me instigaram a pensar e a defender um ponto de vista, muito além do ensino da dogmática jurídica."