Mudanças na Cognitio Revista de Filosofia

Publicação do CEP passa por reformulação

por Redação | 01/09/2022

A Cognitio Revista de Filosofia, editada pelo Centro de Estudos de Pragmatismo (CEP), do Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia da PUC-SP, passou por alterações neste primeiro semestre de 2022.

Confira as novidades, por Adriana Teixeira, integrante CEP:

"Editada pelo Centro de Estudos de Pragmatismo do Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), COGNITIO é uma revista de filosofia com foco em temas relacionados principalmente ao Pragmatismo clássico e seus nexos teóricos dos problemas filosóficos encontráveis ao longo de toda a história da filosofia. Propõe-se a publicar artigos, ensaios e comunicações de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, funcionando assim como espaço para um fértil diálogo e debate de ideias entre a comunidade filosófica nacional e internacional. Está, portanto, aberta a contribuições e abordagens diversas, mas que, de alguma forma, tangenciem o universo teórico do Pragmatismo, afeito à teoria do conhecimento, semiótica e lógica, filosofia da linguagem, ética e metafísica

No 22º ano de vida, a COGNITIO passa a publicar seus textos em fluxo contínuo, mantendo o cumprimento dos critérios de avaliação e editoração de periódicos científicos, estabelecidos por normas nacionais e internacionais, e sem alteração no sistema de submissão de artigos. Entendemos que a alteração no regime de edição dos textos ampliará a oportunidade de publicação para os autores e trará mais agilidade e visibilidade para a COGNITIO. Indexada nas melhores bases de dados nacionais e internacionais, a revista já publicou mais de uma centena de artigos assinados por scholars de diversos países.

COGNITIO alcança sua 22ª edição com outra relevante mudança: a incorporação da revista COGNITIO-ESTUDOS, concluída em novembro de 2021. Lançada há 20 anos, a publicação foi elaborada para conceder espaço aos textos produzidos por jovens pesquisadores e estudantes de pós-graduação, muitos deles recém-mestres e recém-doutores, brasileiros e estrangeiros. De ora em diante, os ensaios, artigos, resenhas, traduções e entrevistas, com foco em temas relacionados ao Pragmatismo e em abordagens diversas no campo da Filosofia, devem ser encaminhados à COGNITIO.

A revista de filosofia estreia novo projeto gráfico, com mudanças na disposição dos textos e alterações nas tonalidades das cores que compõem as páginas, além de pequena intervenção no desenho da marca da publicação. Tais modificações foram necessárias para evidenciar a nova fase da COGNITIO.

Link para acessar a publicação: https://revistas.pucsp.br/index.php/cognitiofilosofia/issue/view/2731"