Patrimônio Científico e Ensino das Ciências
III Seminário Internacional Patrimônio Científico e Ensino das Ciências
Educação em Museus: A cultura material e a aprendizagem das crianças
Não existe humanidade se desconsiderarmos a sua cultura material. A história da humanidade é a história dos objetos que os humanos fabricam e usam, são códigos que demarcam a existência dos sujeitos e grupos e expressão objetiva das relações sociais. Por conta disso, não há como separar os processos educativos do universo material, seja ele formulado para este propósito ou não. Os museus enfatizam o papel da Bildung, que considera o constante processo de formação do ser humano ao longo de todo o seu histórico de vida, e carregam consigo a ideia de instituição que serve à educação de públicos e, portanto, de crianças. A interação das crianças com a cultura passa por sua relação com o universo material. Neste sentido, o de fazer o contato das crianças com a materialidade, tem o museu um papel central, como intermediador desta relação e instituição que possibilita a interação com diferentes tipos de objeto, o que se abre a variados acessos ao conhecimento de si e do mundo. O evento se justifica pela possibilidade de agrupar diferentes pesquisadores e profissionais interessados nas variadas formas de aprendizagens, por uma perspectiva histórica-antropológica da relação entre crianças com o universo material, ampliando o entendimento de formação que o museu possui enquanto cumpre essa função e o que podemos aprender com as próprias crianças.