PUC-SP celebra sete décadas de dedicação ao cuidado e ao conhecimento na Semana da Enfermagem

Ação foi realizada na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS), no auditório Maracanã

por Redação | 30/05/2023

Em 26/5, a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP organizou a mais recente edição da sua Semana da Enfermagem. O evento foi um marco de inspiração e interação para os estudantes e professores presentes. Neste ano, o tema central da campanha publicitária do Coren-SP e da Aben-SP, "Somos muitos, somos fortes, somos Enfermagem", ressoou entre os profissionais da área.

Uma curiosidade: a data de 12/5, Dia Internacional da Enfermagem, tem duas grandes simbologias: é o dia do nascimento de Florence Nightingale, a pioneira da enfermagem moderna, e a morte de Ana Néri, a primeira enfermeira do Brasil.

Logo às 8 horas, o auditório Maracanã, localizado dentro da FCMS, estava pronto para a cerimônia de abertura. Um dos momentos mais emocionantes foi a "Passagem da Lâmpada", homenageando a obra de Florence Nightingale, seguida pela execução do Hino Nacional.

A mesa de abertura foi composta por influentes figuras do universo acadêmico e da saúde:

· Vanessa Morrone Maldonado, conselheira do Coren-SP;

· Diego Stefan Catani, diretor da Aben-SP;

· professora-doutora Ângela Brambilla, vice-reitora da PUC-SP;

· professora-doutora Alexandra Fogli Serpa Geraldini, pró-reitora de Graduação da PUC-SP;

· professor-doutor Godofredo Campos Borges, diretor da FCMS;

· professora-doutora Dirce Setsuko Tacahashi, coordenadora acadêmica do curso de Enfermagem da PUC-SP;

· Cláudio Pompeo Chagas Dias, secretário municipal da Saúde de Sorocaba;

· Ana Roza, representando Izilda Maria de Moraes, secretária municipal da Saúde de Votorantim;

· Roseli de Fátima Zacharias, gerente de Enfermagem do Conjunto Hospitalar de Sorocaba;

· enfermeira-mestre Marisa Jardini Bruni, diretora do Hospital Regional de Sorocaba;

· e enfermeira Sílvia Stramm, gerente de Enfermagem do Hospital Santa Lucinda.

Cada um deles trouxe uma riqueza de perspectivas e experiências para a discussão. O professor-doutor Godofredo Campos Borges deu as boas-vindas a todos e destacou a importância da enfermagem, especialmente em meio à pandemia. “Agradeço imensamente aos nossos parceiros na realização deste evento, dentre os quais o Hospital Santa Lucinda, que é mais que um parceiro, é uma coligação extremamente forte com esta instituição. Foi preciso uma pandemia para o mundo – e, ainda mais, para o Brasil – descobrir a importância da enfermagem.”

A vice-reitora, professora-doutora Ângela Brambilla, enalteceu a importância social e acadêmica do curso de Enfermagem: “É um prazer e uma honra estar aqui, representando a nossa reitora, professora-doutora Maria Amalia Pie Abib Andery. Este é um evento muito significativo para nossa Universidade. A contribuição qualificada que vocês trazem para a área da saúde é inegável. Este curso é muito importante, não só pela produção de conhecimento, mas, também, pela sua importância social. Ver o brilho nos olhos de todos vocês faz toda a diferença.”

Por sua vez, a pró-reitora de Graduação, professora-doutora Alexandra Fogli Serpa Geraldini, também reforçou a importância social e acadêmica do curso de Enfermagem. “Nós [da atual gestão] temos brigado, e continuaremos brigando, para que este curso se atualize, se aprimore e se mantenha sempre vivo, pois sabemos que formamos excelentes profissionais, humanos, técnicos e gestores também.”

Mais informações

O curso de Enfermagem da PUC-SP, em funcionamento desde 1953, tem sido uma pedra angular na formação de profissionais qualificados para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS). Ele tem parceria com as Secretarias de Saúde de Sorocaba e Votorantim, com o Hospital da Unimed Sorocaba, com o Hospital Regional de Sorocaba Dr. Adib Domingos Jatene e com a Santa Casa de Sorocaba, além de contar com uma unidade própria de ensino – o Hospital Santa Lucinda –, o que permite que os estudantes ganhem experiência valiosa por meio de estágios.

Para mais informações sobre o curso, acesse: https://www.pucsp.br/graduacao/enfermagem