"10 histórias para tentar entender um mundo caótico": lançamento

Obra tem autoria de Jamil Chade e Ruth Manus, ambos formados pela PUC-SP e reconhecidos internacionalmente

por Redação | 22/09/2020

O jornalista Jamil Chade e a advogada Ruth Manus, ambos formados pela PUC-SP e com reconhecimento internacional em suas áreas, lançam o livro 10 histórias para tentar entender um mundo caótico (ed. Sextante).

Ambos transformam o isolamento social trazido pela pandemia da Covid-19 em uma oportunidade para pensar os desafios da vida contemporânea.

“Se faltava alguma prova de que a natureza do mundo é muito mais indômita do que imaginávamos, a resposta chegou em 2020. Neste ano fomos surpreendidos por um vírus que mudou a nossa forma de viver, de nos relacionar e, principalmente, nos fez refletir sobre nossas atitudes neste planeta complexo em que vivemos”, afirmam os autores.

Organizado na forma de uma conversa descontraída, mas ao mesmo tempo baseada em evidências, números e fatos, o livro surge da tentativa de debater alguns dos muitos assuntos que assombram este agitado século XXI. Com histórias reais vividas pelos autores em diversos lugares do mundo (da Tanzânia ao México), os textos são repletos de reflexões e provocações.

“Acreditamos que não há momento mais propício para redigir esse livro do que a quarentena que nos impôs o COVID-19, tema que pode aparecer algumas vezes ao longo do livro, quase como uma personagem que nos obrigou a parar e pensar para onde estamos indo”, comentam.

Dessas histórias derivam diálogos entre o jornalista e a advogada sobre os temas que afligem o mundo. O meio ambiente em tempos de Greta, a saúde em tempos de Covid-19, a riqueza em tempos de desigualdade, a igreja em tempos de homoafetivadade, o nacionalismo em tempos de globalização, o amor em tempos de cólera.

"Não pretendemos chegar a soluções definitivas ou receitas mágicas – longe disso. Mas queremos provocar um debate muito além da pandemia. Queremos refletir sobre quem somos e para onde queremos ir. Se o nosso mundo já era complexo, agora ele é complexo e urgente. Vivemos um momento que definirá uma geração e, hoje, o que está em jogo é a sobrevivência da sociedade. A pandemia pode estar sendo um último alerta”, explicam.

Sobre os autores

Jamil Chade é jornalista fomado pela PUC-SP e especializado em coberturas internacionais. Com passagens por mais de 70 países, nos últimos 20 anos ele cruzou fronteiras com refugiados, entrevistou vencedores do prêmio Nobel, cobriu eleições, cúpulas de chefes de estado e megaeventos esportivos. Vivendo na Suíça desde o ano 2000, Chade é autor de outros cinco livros, dois dos quais foram finalistas do Prêmio Jabuti.

Ruth Manus é advogada, professora e escritora. Mestre em Direito do Trabalho pela PUC-SP e pós-graduada em Direito Coletivo do Trabalho pela Università di Roma Tor Vergata, em Direito Europeu pela Universidade de Lisboa e em Processo do Trabalho pela PUC-SP, ela vive desde 2014 em Portugal, onde está terminando seu doutorado em Direito Internacional na Universidade de Lisboa. Ela também atua como palestrante, é colunista do jornal português Observador e da revista Glamour no Brasil, e autora de outros seis livros, entre eles Um dia ainda vamos rir de tudo isso e Mulheres não são chatas, mulheres estão exaustas, publicados pela Editora Sextante.

Ruth e Chade apresentaram juntos o podcast Geração P, no UOL, que debateu os efeitos da pandemia de Covid-19 na sociedade

Obs.: que durante a pré-venda o livro vem acompanhado do livreto-brinde 40 Pequenos Desabafos.