15ª Retomada Indígena: Decolonialidade, Terra e Ancestralidade - inscrições abertas

Texto da Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias e do Programa Pindorama

por Redação | 01/11/2023

A Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias (Pró-CRC) convida toda a comunidade acadêmica – estudantes, docentes e funcionários – para a 15ª Retomada Indígena: Decolonialidade, Terra e Ancestralidade, que acontecerá nos dias 30, 31/10, 01/11 e na semana do dia 06 a 10/11.

O evento acadêmico é desenvolvido anualmente pelo Programa Pindorama, que apoia e acompanha o acesso e a permanência de estudantes indígenas na PUC-SP. As Retomadas Indígenas buscam criar espaços de reflexão e promover debates relacionados à questão indígena (direitos humanos, territoriais, educação indígena etc). Também contribui para dar visibilidade a estas pautas no âmbito acadêmico por meio da participação e protagonismo de estudantes indígenas da Universidade.

Confira abaixo a programação:

30, 31/10, 01/11 e de 06 a 10/11 - 10h às 21h
Feira de arte indígena
Local: Corredor em frente a biblioteca

06/11 - das 19h às 21h
Abertura da Retomada Indígena e da Exposição do Manto Tupinambá
Início na Prainha com o Toré em direção ao Auditório 239.
Convidada: Glicéria Tupinambá

07/11 - 17h
Filme: Glicéria Tupinambá e Alexandre Mortagua
Local: Auditório Paulo VI

07/11 - 19h às 21h
Roda de Conversa: TERRA: MARCO TEMPORAL, TERRITÓRIOS E A LUTA PELOS DIREITOS INDÍGENAS.
Convidados: Valcenir Tibes Karaí (Liderança da TI TENONDÉ PORÃ), Gilberto Awa Tupi Guarani, liderança da Aldeia Multiétnica Filhos desta Terra de Guarulhos (lideranças ainda a definir) e Álvaro Gonzaga Guarani Kaiowá (advogado indigenista e professor de Direito da PUC-SP)
Local: Sala tecnológica 305

08/11 - 10h às 12h
Roda de Conversa: JUVENTUDES INDÍGENAS E A LUTA POR DIREITOS