23º Encontro Internacional sobre Pragmatismo: homenagem ao prof. Nathan Houser
Cerimônia de abertura aconteceu no Tuca e contou com a presença da reitora Maria Amalia Andery
“Quero, em primeiro lugar, congratular o prof. Ivo Ibri, planejador, incentivador e organizador do 23º Encontro Internacional sobre Pragmatismo. Todas as homenagens deveriam e devem ir para você (Ibri) pela força, vontade, eficiência e qualidade com que este evento é realizado. Quero também deixar muito clara a importância que essa atividade tem para a nossa Universidade, para uma área muito específica da Filosofia, e muito especialmente para dois programas de Pós-graduação em Filosofia e em Comunicação e Semiótica, assim como para nosso curso de graduação. Aproveito para cumprimentar e agradecer a presença do prof. Nathan Houser (Indiana University, USA)”, com essas palavras a reitora Maria Amalia Andery fez a abertura do encontro.
A abertura do evento ocorreu, na segunda-feira (4/11), no auditório Paulo Freire (piso superior do Tuca), diante de uma plateia lotada.
Participaram da mesa de descerramento do evento os professores Márcio Alves da Fonseca, pró-reitor de Pós-Graduação, Fabio Cypriano, diretor da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes (Faficla), Bruno Loureio Conte, coordenador do Programa de Pós em Filosofia, Rogério da Costa, vice-coordenador do Programa de Pós em Comunicação e Semiótica, Jonnefer Francisco Barbosa, coordenador da graduação em Filosofia e Ivo Ibri (Pós em Filosofia e Comunicação e Semiótica).
Na ocasião, Fonseca lembrou do trabalho desenvolvido pelo profº Ibri. “Como fez nossa magnífica reitora, quero cumprimentar o profº Ivo Assadi ibri, não apenas por esse projeto, desenvolvido no âmbito da pós-graduação da PUC-SP, mas por sobretudo fazê-lo de modo extremamente competente, amigável e generoso. Do ponto de vista da Pós-graduação da Universidade, consistente e com muitos programas de doutorado e de mestrado, o prof. Ivo e seu grupo, o Centro de Estudos do Pragmatismo, ensinam a todos os programas, o modo adequado de se fazer formação e de se formar quadros da educação e para pesquisa nas áreas em que o centro atua, mas também da pesquisa e internacionalização, a forma das redes de trabalho e da cooperação.
Já o diretor da Faficla ressaltou a amplitude e longevidade do evento. “É uma honra estar aqui como diretor da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes. Essa programação (do evento) em especial é muito ampla, e abarca muitas áreas da Universidade, uma vez que congrega dois cursos: Filosofia e Comunicação e Semiótica. E é uma honra que a PUC-SP sediar esse encontro a tanto tempo, pois no Brasil não é fácil manter eventos com essa durabilidade, é um feito imenso.
Na sequência, Bruno Conte destacou a organização do encontro. "Quero parabenizar a organização do evento, pois é uma atividade bastante complexa, com um belíssimo programa. Parabenizar em especial o prof. Ivo, pois o programa se divide em três linhas de pesquisa, mas o docente não apenas representa sua própria linha, ele é alguém que faz interfaces, marca uma maneira muito interessante de trabalhar, e faz isso, que é tão difícil para nós e tão valioso, que é constituir uma tradição no grupo, uma equipe que se expande, e isso é realmente muito bonito e muito prazeroso".
Para Rogério Costa, a colaboração do docente é fundamental no Pós em Semiótica. "Parabenizo o prof. Ivo, pois ele tem uma participação absolutamente essencial no nosso Programa de Comunicação e Semiótica. Com generosidade, ele traz a sua experiência e conhecimento aos nossos alunos, e os incentiva a seguir nesse caminho de pesquisa de campo, na semiótica e no pragmatismo. É uma relação de anos que ele tem conosco, e sempre os alunos são incentivados a comparecer a esse evento".
O coordenador da graduação em Filosofia, Jonnefer Barbosa, optou por ressaltar a relevância do encontro e da coragem do prof. Ibri. "Eventos como esse, sua interlocução com outras áreas, e esse trabalho em conjunto e em rede são importantes, não só para o campo da Filosofia, eles são indicativos de um tipo de pesquisa a ser feita e a receber investimentos no Brasil, que é um país que ainda tem um déficit tremendo de investimentos no campo da pesquisa. Então, preciso saudar e louvar o heroísmo do prof. Ivo, que mesmo com todas as dificuldades, persistiu nesse evento que está na sua 23ª edição.
Encerrando a cerimônia de abertura, o prof. Ibri Ibri agradeceu a presença de todos que fizeram parte da mesa e em especial da reitora Maria Amalia Andery, falou sobre a programação do evento e prestou uma homenagem ao prof. Nathan Houser (Indiana University, USA). "Estamos reunidos para essa 23ª edição do nosso Encontro Internacional sobre Pragmatismo, que como amplamente anunciado, constitui uma edição muito especial, dedicada em homenagem ao prof. Nathan Houser, da Indiana University, nos Estados Unidos.
O docente aproveitou também para agradecer a toda equipe que trabalhou no planejamento e realização do encontro.
Clique aqui e confira a programação do 23º Encontro Internacional sobre Pragmatismo.
Confira a cerimônia de abertura: