“Ações Terapêuticas para Situações de Luto”: pós-graduação lato sensu com inscrições abertas
Reconhecido pelo MEC, o curso tem duração de três semestres e é realizado no formato on-line síncrono
Profissionais preparados, dos pontos de vista técnico, prático, teórico e ético para lidar com processos de luto. Este é o principal objetivo da pós-graduação lato sensu “Ações Terapêuticas para Situações de Luto”, da PUC-SP, atualmente com inscrições abertas (clique aqui).
Reconhecido pelo MEC, o curso tem duração de três semestres. Como é realizado no formato on-line síncrono, possibilita a participação de profissionais de todo o Brasil, inclusive para a realização de estágios fora de São Paulo (com supervisão online).
A pós-graduação lato sensu “Ações Terapêuticas para Situações de Luto” é voltada a profissionais da saúde de outras áreas como assistentes sociais, advogados e educadores, portadores de diploma de graduação e registro no conselho de classe.
Excelência acadêmica e experiência profissional
O Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o luto (LELu) responde pela coordenação do curso. À frente do grupo de pesquisa ligado à Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-SP, está a profa. Maria Helena Pereira Franco.
Referência mundial na área de estudos do luto, a docente é psicóloga, doutora e mestre em Psicologia Clínica (PUC-SP) e pós-doutora (London School of Hygiene and Tropical Medicine e University College London).
A profa. Maria Helena também é psicoterapeuta de pessoas, famílias e comunidades enlutadas, em sua prática clínica particular. Foi presidente da Associação Brasileira Multiprofissional sobre o Luto (ABMLuto), de 2019 a 2023, e atualmente é diretora científica da entidade. Também integrou a Diretoria da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) (2020-2022).
Outros mestres e doutores das áreas de Psicologia, Enfermagem, Teologia e Direito, da PUC-SP, USP e Faculdade Israelita de Ciências da Saúde, compõem o corpo docente da pós-graduação lato sensu “Ações Terapêuticas para Situações de Luto”.
“Nosso curso é altamente recomendável, pois prepara as pessoas para oferecerem ações terapêuticas em situações de luto a partir de critérios de qualidade e com base na ética. O profissional poderá se sentir seguro para oferecer os cuidados necessários perante tais processos. “, afirma a coordenadora, que também destaca o reconhecimento do MEC. “A experiência mostra que Isso faz toda a diferença para a colocação e a atuação profissional dos que passaram pelo curso”, completa Maria Helena.
Leia o depoimento de ex-alunas
► Rebecca Moreira
Psicóloga, mestre em Psicologia e especialista em Psicologia da Saúde. Atualmente, realiza atendimentos clínicos em consultório com o foco em pessoas em situações de adoecimento, perdas e luto.
“Escolhi fazer esse curso por saber que seria de grande importância na minha trajetória profissional. Mesmo tendo outras formações, sentia necessidade de investir em um curso especificamente sobre luto. Interessante que mesmo sendo um curso específico, ele é extremamente diverso e aborda o fenômeno em sua complexidade, o que amplia nosso olhar e cuidado diante de pessoas que vivenciam perdas. Foi uma excelente oportunidade de aprimorar meus conhecimentos e prática profissional.”
► Joana Cés de Souza Dantas
Psicóloga, mestre em Humanização da Assistência em Saúde (Universidade de Barcelona), especialista em Oncologia (INCA), em Cuidados Paliativos (Fac. Ciências Médicas de MG), e em Luto (PUC-SP). Membro do Comitê de Luto da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia e coordenadora do Comitê de Psicologia da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (gestão 2023/24). Atua como psicóloga clínica, supervisora e docente.
“A especialização de Ações Terapêuticas em Situações de Luto traz um grande diferencial: abre as portas para profissionais que não são da área da saúde… jornalistas e profissionais do direito são alguns exemplos. O curso é uma oportunidade de educar e preparar a sociedade para lidar com situações de perdas, mortes e lutos de maneira crítica e reflexiva. Além da clínica, eu atuo como psicóloga na oncologia e nos cuidados paliativos – saber reconhecer e intervir nos lutos envolvidos nos processos de adoecimento é questão ética fundamental. O curso nos oferece uma ampliação da consciência para a nossa prática clínica”.
► Jerusa Lopes
Psicóloga, pós-Graduada em Ações Terapêuticas para Situações de Luto (PUC-SP), com Formação em Tanatologia e Cuidados Paliativos, pela Casa do Cuidar (SP). É associada da Associação Brasileira Multiprofissional do Luto (ABMLuto), integra a equipe estadual do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, onde atua como psicóloga, e gestora do Instituto Igaçaba, entidade que atua em pesquisa e promoção de saúde mental na Amazônia.
“A especialização foi um grande diferencial na minha vida profissional porque foca na prática clínica com pessoas enlutadas. Além de ter um corpo docente de excelência, pude ampliar meu network, conhecendo e trocando experiências com profissionais do Brasil inteiro.”
► Nicolas François Cohen
Formado em Psicologia pela PUC-SP e especialista em Ações Terapêuticas para Situações de Luto pela PUC-SP. Atua como psicólogo no Instituto Mais Identidade com promoção de saúde mental na área de reabilitação bucomaxilofacial e também em consultório particular.
"Esse curso possibilitou um grande enriquecimento em minha formação como psicólogo. Com ele foi possível discutir o fenômeno do luto a partir de várias esferas, partindo de uma compreensão de como esse conceito foi sendo desenvolvido ao longo da história até os dias atuais. Foram realizadas discussões que passaram por temas a partir de uma perspectiva multidisciplinar, como finitude, suicídio, cuidados paliativos, bioética, processos de adoecimento e de envelhecimento, entre outros. A possibilidade de realizar estágios clínicos supervisionados em constante diálogo com a temática das aulas teóricas foi de extrema relevância e ajudaram a desenvolver competências para atuar nessa área de forma crítica e sensível."