Aluna do curso de Medicina cumpre agenda nacional e internacional

Clarissa Garcia Custódio foi eleita presidente da IFMSA Brazil (Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina) em novembro de 2021

por Redação | 11/05/2022

Clarissa Garcia Custódio, aluna do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS), eleita presidente da IFMSA Brazil (Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina) em novembro de 2021, tem cumprido agenda no Brasil e exterior.

Recentemente, Clarissa participou do Encontro Regional das Américas, promovido pela IFMSA e realizado online. Em março, esteve em Ohrid, na Macedônia do Norte. Em abril, acompanhou a Assembleia Geral Nacional da IFMSA Brazil. No próximo semestre, ela embarcará para Istambul, na Turquia, chefiando a delegação da IFMSA Brazil em um evento mundial.

Já em outubro, comandará a Assembleia Nacional da entidade, que acontecerá em João Pessoa, na Paraíba.

A IFMSA é a maior organização estudantil do mundo, congregando mais de um milhão de acadêmicos de Medicina de 129 países. Com base em registros oficiais, a Faculdade de Medicina da PUC-SP participa da IFMSA Brazil desde 2014.

“Para nós, do curso de medicina da PUC-SP, além de tudo isso, também importa muito que as propostas da entidade conversam diretamente com os objetivos do nosso projeto pedagógico, pois propõe aos estudantes o envolvimento em projetos voluntários, simpósios, palestras, produção científica, cursos de capacitação à profissionais da saúde, espaços para desenvolvimento de habilidades em gestão, liderança, inteligência emocional, advocacy, trabalho em time, gestão de tempo, finanças e espaços para discussões de temáticas que englobam Saúde Pública, Direitos Humanos e Paz, Saúde Sexual e Direitos Reprodutivos e Educação Médica”, pondera a coordenadora do curso de Medicina da FCMS, professora Maria Valéria Pavan.

“Conheço a Clarissa desde o primeiro ano do curso e sei de toda dedicação dela para que se tornasse a presidente nacional da IFMSA Brasil para a gestão 2021-2022”, conta a coordenadora do curso. “Também sei que ser aluna do curso de medicina da PUC-SP proporcionou inúmeras oportunidades para que ela chegasse aonde queria, seja pela própria proposta pedagógica do curso, seja pelas inúmeras oportunidades que a PUC-SP proporcionou para a produção científica. Com certeza, uma parceria que nos enche de orgulho e motiva outros alunos”, conclui.

No país, uma das bandeiras da instituição é a educação médica. Isso porque, segundo a IFMSA Brazil, a Medicina tem tamanha abrangência que jamais permitirá que todo o conteúdo necessário a uma prática profissional de excelência se restrinja ao previsto nas grades curriculares. Isso se cristaliza com a oferta de eventos, simpósios e workshops, sobretudo no aprofundamento de temáticas da saúde relevantes ao contexto local dos acadêmicos.

Essa amplitude de atuação atraiu Clarissa e a levou, em 2017, a filiar-se à IFMSA Brazil. Desde então, ela já ocupou a Vice-Presidência Local para Assuntos Internos (LVPI), a Presidência Local (LP), a Diretoria Nacional de Capacity Building e integrou delegações da entidade em diversos eventos oficiais dentro e fora do país.