Aluna do curso de Medicina cumpre agenda nacional e internacional
Clarissa Garcia Custódio foi eleita presidente da IFMSA Brazil (Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina) em novembro de 2021
Clarissa Garcia Custódio, aluna do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS), eleita presidente da IFMSA Brazil (Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina) em novembro de 2021, tem cumprido agenda no Brasil e exterior.
Recentemente, Clarissa participou do Encontro Regional das Américas, promovido pela IFMSA e realizado online. Em março, esteve em Ohrid, na Macedônia do Norte. Em abril, acompanhou a Assembleia Geral Nacional da IFMSA Brazil. No próximo semestre, ela embarcará para Istambul, na Turquia, chefiando a delegação da IFMSA Brazil em um evento mundial.
Já em outubro, comandará a Assembleia Nacional da entidade, que acontecerá em João Pessoa, na Paraíba.
A IFMSA é a maior organização estudantil do mundo, congregando mais de um milhão de acadêmicos de Medicina de 129 países. Com base em registros oficiais, a Faculdade de Medicina da PUC-SP participa da IFMSA Brazil desde 2014.
“Para nós, do curso de medicina da PUC-SP, além de tudo isso, também importa muito que as propostas da entidade conversam diretamente com os objetivos do nosso projeto pedagógico, pois propõe aos estudantes o envolvimento em projetos voluntários, simpósios, palestras, produção científica, cursos de capacitação à profissionais da saúde, espaços para desenvolvimento de habilidades em gestão, liderança, inteligência emocional, advocacy, trabalho em time, gestão de tempo, finanças e espaços para discussões de temáticas que englobam Saúde Pública, Direitos Humanos e Paz, Saúde Sexual e Direitos Reprodutivos e Educação Médica”, pondera a coordenadora do curso de Medicina da FCMS, professora Maria Valéria Pavan.
“Conheço a Clarissa desde o primeiro ano do curso e sei de toda dedicação dela para que se tornasse a presidente nacional da IFMSA Brasil para a gestão 2021-2022”, conta a coordenadora do curso. “Também sei que ser aluna do curso de medicina da PUC-SP proporcionou inúmeras oportunidades para que ela chegasse aonde queria, seja pela própria proposta pedagógica do curso, seja pelas inúmeras oportunidades que a PUC-SP proporcionou para a produção científica. Com certeza, uma parceria que nos enche de orgulho e motiva outros alunos”, conclui.
No país, uma das bandeiras da instituição é a educação médica. Isso porque, segundo a IFMSA Brazil, a Medicina tem tamanha abrangência que jamais permitirá que todo o conteúdo necessário a uma prática profissional de excelência se restrinja ao previsto nas grades curriculares. Isso se cristaliza com a oferta de eventos, simpósios e workshops, sobretudo no aprofundamento de temáticas da saúde relevantes ao contexto local dos acadêmicos.
Essa amplitude de atuação atraiu Clarissa e a levou, em 2017, a filiar-se à IFMSA Brazil. Desde então, ela já ocupou a Vice-Presidência Local para Assuntos Internos (LVPI), a Presidência Local (LP), a Diretoria Nacional de Capacity Building e integrou delegações da entidade em diversos eventos oficiais dentro e fora do país.