Aluno cria dispositivo que facilita comunicação entre atletas surdos e árbitro
Estudante do curso de Engenharia Elétrica pretende transformar projeto de iniciação científica em produto que possa ser colocado no mercado
Uma partida de handebol de atletas surdos em 2016 foi o pontapé inicial para que Maurício Negrão Filho se debruçasse em um projeto de iniciação científica que visa a inclusão de surdos no esporte. Incomodado com a dificuldade que os jogadores com deficiência auditiva enfrentavam para se comunicar com o árbitro, o aluno do curso de Engenharia Elétrica desenvolveu um sistema, que funciona com dois dispositivos, o apito e uma pulseira colocada no braço do atleta. Quando acionado, o apito envia um sinal à pulseira, que ativa um motor de vibração, fazendo com que o atleta perceba que algo foi marcado pelo juiz. “Como realizei o projeto no segundo e terceiro ano da faculdade, meus conhecimentos técnicos ainda eram muito escassos e tive que estudar e assimilar o conteúdo de disciplinas muito avançadas para aquele estágio do curso. Segui a sugestão do meu orientador, o professor John Paul Lima, de desenvolver o projeto de maneira totalmente analógica. Utilizei alguns componentes eletrônicos, chaves mecânicas, módulos de rádio frequência, impressões 3D, e cheguei num protótipo funcional”, explica o aluno, que atualmente está no quinto ano do curso.
Segundo o estudante, o equipamento chegou a ser testado em partidas com atletas ouvintes e a avaliação foi bastante positiva. “Realizei testes em um jogo de handebol no Parque do Povo e em algumas partidas de futebol. Como só tinha um protótipo, os testes eram limitados, porém o retorno que tive dos atletas foi indescritível, o que me deu muito mais ânimo para não deixar a ideia numa gaveta e correr atrás”.
Os próximos passos são a digitalização do dispositivo e a adequação para as frequências permitidas pela Anatel. “Vejo o esporte como uma das principais ferramentas sociais e acredito sim que transformar este projeto em um produto que possa ser oferecido no mercado poderá torná-lo mais inclusivo”.
Para saber mais sobre o projeto do aluno Maurício Negrão Filho, confira a matéria produzida pelo Canal Futura, parceiro da PUC-SP, clicando aqui.