Aluno tem dissertação de mestrado citada em publicação internacional

Thiago Zilio Passerini é doutorando do Pós em Língua Portuguesa

por Mara Fagundes | 07/10/2021

A dissertação de mestrado de Thiago Zilio Passerini, agora doutorando do Pós em Língua Portuguesa, acaba de ser citada na edição galega da obra "Assim nasceu uma língua. Sobre as origens do português", escrita pelo professor Fernando Venâncio, natural de Mértola (Portugal), que foi docente da Universidade de Amsterdã.  O trabalho, orientado pela professora Dieli Vesaro Palma, teve como tema a origem da língua portuguesa, com o título "Ocultação de paternidade ou filiação ilegítima? O lugar do galego na origem da língua portuguesa em textos dos séculos XVI e XIX".

Segundo o aluno, o escritor afirmou que, além da publicação galega, a dissertação também será mencionada na sexta edição da versão portuguesa, que está em andamento.

“É uma obra de muita relevância, uma vez que focaliza a questão do galego na história do português, tema que eu também pesquisei e continuo pesquisando, agora no doutorado. Meu primeiro contato com o professor Fernando Venâncio foi por meio de um de seus textos. Posteriormente, eu o encontrei em uma rede social e pedi ajuda sobre uma das obras referenciadas, e fui prontamente atendido. Cheguei a agradecer a ajuda em minha dissertação, mas não enviei para ele o trabalho pronto. No ano passado, ele me enviou um email dizendo que tinha tomado contato com minha dissertação e me felicitou pelo fato de termos trabalhado em perspectivas tão próximas. Na ocasião, ele me mandou um exemplar da quinta edição portuguesa, que tenho autografado. Este ano, no mês de setembro, ele me enviou a foto da edição galega, da qual já consta a menção ao meu trabalho”, explica Thiago Zilio.

O doutorando ressalta a importância da citação em sua trajetória como pesquisador da língua portuguesa. “Para mim, a menção é um grande incentivo, no sentido de dar continuidade ao trabalho, que é o que tenho feito agora no doutorado. A questão do galego na origem do português é um tema relativamente recente no Brasil, mas que vem ganhando força entre os pesquisadores nas últimas décadas. O reconhecimento do professor Fernando Venâncio mostra a pertinência do trabalho aqui desenvolvido, bem como sinaliza o potencial de interlocução da temática abordada”.

O Pós em Língua Portuguesa está com inscrições abertas para mestrado e doutorado. Para mais informações, clique aqui.