Alunos intercambistas iniciam estudos no 2º semestre de 2023 na PUC-SP

Assessoria de Relações Internacionais e Institucionais (ARII) organizou atividades de boas-vindas para os estudantes

por Redação | 02/08/2023

Reportagem e fotos: Cláudio Oliveira e Renata Nascimento

Alunos intercambistas chegaram à PUC-SP para iniciar os estudos no 2º semestre de 2023. Foram recebidos pela Assessoria de Relações Internacionais e Institucionais (ARII), na última sexta-feira (28/7), alunos da Itália, Japão, Estados Unidos, Portugal e Espanha para a realização da reunião de boas-vindas e do PUC Tour. A atividade consiste em apresentar o campus e as histórias da Universidade aos alunos estrangeiros.

A aluna Honoka Ban veio da Universidade de Osaka, no Japão, para cursar disciplinas de Graduação em Arte: História, Crítica e Curadoria e também participou do curso Português Brasileiro: Práticas de Linguagem e Cultura, oferecido na Escola de Inverno. Honoka conta que além de gramática, os professores ensinaram sobre as culturas que existem em diversas regiões do Brasil, além da gastronomia diversa.

Já Paolo Di Giuseppe está cursando Administração da Inovação, na Universidade Católica da Itália, e veio ao Brasil cursar disciplinas de Graduação de Administração. Paolo conta que foi atraído pela PUC-SP porque também estuda em uma Instituição Católica e porque a Universidade possui uma boa reputação em seu país, principalmente no curso de Administração.

Carolina Soares da Nóbrega veio ao Brasil para melhorar o seu português e para encontrar uma perspectiva diferente em Economia Política, curso que faz na Tulane University, nos Estados Unidos. Ela conta que nasceu em Brasília, mas se mudou para os EUA quando era criança, e por isso não pôde aproveitar para aprender a língua. Carolina vai cursar disciplinas de Graduação em Relações Interacionais e o curso de extensão Brazilian Politics and Society, em parceria com o CET Academic Programs.

O grupo também recebeu a aluna Julieta Visoni Calliari, integrante do Programa de Apoio ao Intercambista (PAI). Julieta conta que fez intercâmbio, em 2022, na Universidade de Notre Dame, nos EUA, e foi recebida por uma "madrinha", termo utilizado para denominar alunos que acolhem e auxiliam os intercambistas na universidade. Hoje, ela participa do PAI para prestar o mesmo auxílio aos estudantes estrangeiros. "Quando vi que tinha a oportunidade de fazer a mesma coisa na PUC-SP, eu achei super legal. A ideia é ser um ponto de apoio, levar eles para conhecerem coisas de São Paulo e ajudar a integrar com os alunos da PUC-SP", comenta.

Ao final do encontro, os estudantes participaram de uma oficina de capoeira com Emerson de Lima Melo, assistente do Laboratório de Anatomia da PUC-SP. Emerson conta que promove a roda de capoeira há 12 anos e o principal objetivo do projeto é mostrar aos novos alunos a cultura brasileira. “A gente coloca a recepção pra eles entenderem o folclore, a cultura, e o nosso carinho do povo brasileiro com os estrangeiros, pra eles se sentirem acolhidos na Universidade”, finaliza.