Artigo de aluna e prof. é premiado no congresso internacional de Administração

por Redação | 30/09/2024

O artigo intitulado Relaciones Interculturales en las Empresas: Un Estudio Exploratorio Desde la Perspectiva de los Empleados, elaborado pelo prof. João Pinheiro de Barros Neto, da Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais (FEA/PUC-SP), foi premiado com o Prêmio Professor Sérgio Escorsim durante o Congresso Internacional de Administração 2024, realizado na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná. O trabalho é fruto da pesquisa de sua orientanda de Iniciação Científica, Giselle Angelo Tanabi, aluna do curso de Administração da PUC-SP, e recebeu o reconhecimento por sua contribuição inovadora na área de relações interculturais no ambiente corporativo.

O Prêmio Professor Sérgio Escorsim, patrocinado pelo Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR), é uma premiação tradicional no Congresso, criada em 2010 em homenagem ao professor Sérgio Escorsim, um dos fundadores do evento e uma figura de destaque no campo da Administração. O prêmio tem como objetivo incentivar a pesquisa e a produção científica, reconhecendo os melhores artigos inscritos no Congresso. O artigo da PUC-SP destacou-se entre as diversas inscrições por sua abordagem aprofundada sobre as dinâmicas interculturais nas empresas, a partir da perspectiva dos funcionários, um tema cada vez mais relevante em um mundo globalizado.

A pesquisa realizada por Giselle Angelo Tanabi, sob orientação do prof. João Pinheiro de Barros Neto, analisou a importância da diversidade cultural no ambiente corporativo e como as empresas podem aprimorar suas práticas de gestão para lidar com essas diferenças de forma produtiva. O artigo foi também convidado a ser publicado na Revista Científica ADMPG, periódico acadêmico que visa contribuir para o avanço do conhecimento em Administração por meio da disseminação de estudos teóricos e empíricos.

O Congresso Internacional de Administração 2024 reuniu pesquisadores de renome nacional e internacional e, durante sua realização, o artigo da PUC-SP foi reconhecido pela originalidade da pesquisa e pela profundidade da análise. Para o prof. João Pinheiro de Barros Neto, o reconhecimento simboliza o compromisso da FEA/PUC-SP em promover pesquisas de alta qualidade, que geram impacto tanto acadêmico quanto prático no setor empresarial. A pesquisa sobre relações interculturais traz contribuições valiosas para empresas que buscam melhorar suas políticas de inclusão e diversidade.

Parabéns ao Programa de Iniciação Científica da PUC-SP (PIBIC), que vem apoiando pesquisas de alto nível de qualidade e revelando talentos pesquisadores como Giselle Angelo Tanabi, contribuindo para o fortalecimento da produção acadêmica e científica no Brasil.

Texto escrito por João Pinheiro de Barros Neto