Artista chileno Alejandro Mono González fala sobre arte urbana e jornalismo
Atividade promovida pelo curso de Jornalismo
O chileno Alejandro Mono González, um dos mais longevos artistas urbanos latino-americanos, participa de evento promovido pelo curso de Jornalismo, dia 21/11, às 16h15. A atividade acontece no campus Monte Alegre, auditório 100-A (1º andar, prédio novo), e é aberto a todos os interessados.
Mono González falará sobre arte urbana e jornalismo, ao lado do prof. Marcus Bastos (Comunicação e Multimeios) e do prof. Aldo Quiroga (Jornalismo). O artista começou a pintar muros em 1968, durante a campanha eleitoral do então candidato pela Unidad Popular, Salvador Allende. A comunicação nos muros foi fundamental para a vitória eleitoral de 1970. Em 1973, o Chile foi varrido por um golpe. Artistas como Mono foram perseguidos.
Hoje, ele segue pintando, dedicado à memória e reflexão para que aqueles fatos não se repitam. Considera a si mesmo um trabalhador da arte. Através do simbolismo de sua obra, figuras planas e com grossos contornos pretos, ele representa temas relacionados ao trabalhador comum, sua vida e obra, natureza e injustiças sociais, entre outros.
Os participantes do evento na PUC-SP podem levar uma camiseta sem estampa para gravar na hora. Mono González está no Brasil para participar do evento Arte não é privilégio (clique aqui saiba mais).