Bicentenário, luta e resistência são tema da "Retomada Indígena"

Evento acontece de 19 a 24/9

por Redação | 14/09/2022

De 19 a 24/9, no campus Monte Alegre (auditório 100), acontece a Retomada Indígena, com o tema Bicentenário: independência para quem? Luta e resistência dos povos inídgenas. No dia 19/9, após a cerimônia de abertura, haverá o lançamento do Relatório de Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil – Dados 2021.

Não é necessária inscrição. Haverá lista de presença no dia e as pessoas que, após o evento, precisarem de certificado de participação, deverão solicitar por meio do e-mail: _add@iisc.org.br.

Também haverá transmissão pelo youtube da TV PUC.

"A Retomada Indígena é um evento importante para que a comunidade acadêmica ouça o que os povos originários tem a dizer. Abrir as portas da Universidade para que indígenas dos mais diversos povos e realidades possam falar sobre suas lutas e também manifestar-se a partir de suas epistemologias e saberes é um ato político fundamental de apoio à estas populações", afirma Daniela Chagas, coordenadora do Programa Pindorama.
"Neste ano, junto a Retomada, faremos o lançamento do Relatório de Violência contra os povos indígenas - dados de 2021. Esse importante documento denúncia, produzido pelo CIMI e coordenado pela professora e vice-coordenadora do curso de Ciências Socioambientais, Lucia Helena Rangel, apresenta dados sobre as violências e violações sofridas pelos povos indígenas no país. Segundo Lúcia, embora não tenhamos o registro de todas as ocorrências, seja pela complexidade da realidade, seja pela falta de registros das situações, o Relatório é um importante instrumento de análise da realidade e permite fazer um balanço da conjuntura da questão indígena no país", ressalta Daniela.

 

Veja a programação:

- Retomada Indígena | Bicentenário: Independência para quem? Luta e Resistência dos Povos Indígenas - 19/09
https://youtu.be/qM93jmGuKGE

- Retomada Indígena | Povos Indígenas no contexto Urbano - 20/09
https://youtu.be/OWWjdWiWNyU

- Retomada Indígena | Terra e Território: Conquistas e retrocessos - 21/09
https://youtu.be/ZZHdAtz9aLQ

- Retomada Indígena | Bate papo: Como é ser estudante indígena na PUC-SP - 22/09
https://youtu.be/ywh_fCIvDeo

 

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.