CAM: cineclube exibe e debate "Coded Bias"

Atividade gratuita do curso de Comunicação e Multimeios é voltada às comunidades interna e externa

por Redação | 19/08/2023

O Cineclube Arlindo Machado (CAM), do curso de Comunicação e Multimeios, recebe a prof. Rosemary Segura (CIências Sociais) para falar sobre o filme Coded Bias, que estreou no Festival Sundance em 2020 e foi dirigido pela cineasta e ativista Shalini Kantayya.

O papel da inteligência artificial na ampliação dos comportamentos racistas será debatido pela docente, a partir do filme que será apresentado com legenda em português.

A partir dos argumentos de Joy Buolamwin, uma pesquisadora do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), o filme demonstra como os programas de inteligência artificial são treinados para identificar padrões baseados em um conjunto de dados (de homens brancos) e por isso não reconhecem com precisão faces femininas ou negras.

Dessa forma, além de influenciar comportamentos racistas, machistas, homofóbicos, os algoritmos também podem fortalecer sistemas autoritários de vigilância com o reconhecimento facial.

A exibição, gratuita e voltada às comunidades interna e externa, acontece dia 26/9, às 19h, no auditório Paulo Freire (Tuca). Não é necessário retirar ingresso antecipadamente.

Clique aqui para ler uma reportagem sobre o recém-criado CAM e clique neste link para ver a programação completa.

Coded Bias

Documentário | 86 min | cor | 2020

Direção: Shalini Kantayya
Roteiristas: Christopher Seward, Paul Rachman, Kurt Engfehr
Participações: Joy Buolamwini, Meredith Broussard, Cathy O'Neil
Trilha Sonora: Katya Mihailova

Debatedora

Rosemary Segurado possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com mestrado e doutorado em Ciências Sociais pela PUC-SP e pós-doutorado em Comunicación Política pela Universidad Rey Juan Carlos de Madrid(2008). Atualmente é professora pesquisadora da Área de Política do Curso de Ciências Sociais. vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Coordenadora e professora do Curso Redes Digitais, Política e Cultura da Educação Continuada da PUC-SP. Pesquisadora do NEAMP (Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política da PUCSP). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em mídia e política, internet e política, desinformação, comportamento político, estudos eleitorais e partidos políticos. Autora do livro: Desinformação e democracia - a guerra contra as fake news na internet, Editora Hedra. Autora de diversos capítulos de livros e de artigos em periódicos acadêmicos.