Candidatos para Reitoria 2024-2028 debatem propostas no campus Marquês de Paranaguá

Atividade foi realizada na manhã de 13/5

por Redação | 13/05/2024
Cláudio Oliveira / ACI PUC-SP

O campus Marquês de Paranaguá recebeu, na manhã de 13/5, debate entre as duas chapas que concorrem ao cargo de reitor e vice-reitora da PUC-SP (quadriênio 2024-2028). A chapa “Renova PUC-SP” é composta pelos professores e candidatos Vidal Serrano Nunes Junior (reitor) e Carla Reis Longhi (vice-reitora). Já a chapa “PUC-SP: Nosso tempo é agora!”, pelos professores e candidatos Márcio Alves da Fonseca (reitor) e Patrícia Jundi Penha (vice-reitora). Clique aqui para assistir à integra do debate.

O debate, organizado pela Comissão Central Organizadora (CCO), contou com a mediação do jornalista Thiago Uberreich, formado pela PUC-SP e, atualmente, apresentador da Jovem Pan News. “É uma sensação muito boa e uma grande honra participar um pouco da vida acadêmica da Universidade e poder ressaltar a liberdade e o espírito democrático que a PUC-SP sempre teve. Como ex-aluno, é importante estar de volta e contribuir na mediação desse debate tão importante. Já fiz a mediação uma outra vez e voltarei sempre que for convidado”, afirmou Uberreich.

O debate foi dividido em quatro blocos: abertura, com a apresentação de cada um dos quatro postulantes; respostas às perguntas enviadas por docentes, alunos e funcionários, por meio de sorteio; perguntas de um candidato ao cargo de Reitor ao seu concorrente, com direito à réplica e tréplica; e, por último, as considerações finais.

Veja como as chapas avaliaram o debate

“PUC-SP: Nosso tempo é agora!”

♦ Márcio Alves da Fonseca (candidato a reitor)
“Foi um debate interessante porque explicitou muito bem o conhecimento que cada proposta de gestão tem desta unidade e das suas especificidades. Sabemos que não adiantaria de forma alguma elencar questões difíceis, que nem sempre dependem da Reitoria para resolver, sem trazer propostas concretas e planos de atuação para a PUC-SP como um todo, mas mais especificamente para uma unidade tão peculiar como é a FCET. O debate demonstrou a consistência das propostas, nossa visão de expansão e não de restrição, que é o que nós precisamos para o futuro da PUC-SP como um todo mas, sobretudo, para a FCET.”

Patrícia Jundi Penha (candidata a vice-reitora)
“A cada debate tem sido possível mostrar a amplitude e o aprofundamento, além da consistência, do programa de gestão que temos apresentado para a comunidade. Reforçamos nossa crença na potencialidade da PUC-SP. A Universidade tem dificuldades, mas com a união dos três segmentos e essa potencialidade que ela apresenta, seremos capazes de resolver da melhor maneira.”

“Renova PUC-SP”

Vidal Serrano Nunes Junior (candidato a reitor)
“Foi uma experiência muito positiva, um debate muito rico. Pudemos entender adequadamente diversas questões da PUC-SP. Acho que conseguimos demonstrar a diferença do nosso programa em relação ao que está sendo realizado na Universidade nesses últimos anos. Tivemos um bom público, participativo e que trouxe boas questões. Embora não tenham sido presencialmente, foram perguntas inteligentes e oportunas.”

Carla Reis Longhi (candidata a vice-reitora)
“A pluralidade é fundamental. A PUC-SP é uma só, mas nós queremos estar em todos os campi, conhecer suas especificidades. O diálogo e a presença serão linhas mestras da nossa gestão. As especificidades são muitas vezes acadêmicas, mas também se apresentam no cotidiano e na infraestrutura, e a gente precisa cuidar delas. Por exemplo, no campus Monte Alegre se reclama do 'bandejão', aqui já não há esse problema, mas há outros que precisaremos atuar, como a reforma da quadra e os equipamentos dos laboratórios. São especificidades de cada campus e, por isso, é fundamental a presença, o ouvir, o saber e o encaminhamento."

Clique aqui para acessar a página da consulta à comunidade 2024 e acompanhar as datas dos próximos debates.

Assista à íntegra do debate do campus Sorocaba

Assista à íntegra do debate do campus Ipiranga

Assista à integra do debate do campus Marquês de Paranguá