Cecom se reúne em primeira reunião online de 2021

Sessão foi em homenagem à memória do professor Antonio Carlos Malheiros

por Claudio Junqueira | 26/05/2021

O Conselho de Cultura e Relações Comunitárias da PUC-SP realizou terça-feira (25/05) a primeira reunião remota deste ano e contou com a participação de 23 membros da comunidade universitária. A sessão homenageou o professor Antonio Carlos Malheiros, pró-reitor de Cultura e Relações Comunitárias, que faleceu no dia 17 de março passado.

O professor Pedro Aguerre, assistente Especializado da Pró-CRC e docente do curso de Administração (FEA), presidiu a reunião. Após os informes, a professora Marilena Zanon, integrante da Comissão Central Organizadora, falou sobre o processo eleitoral da Universidade para escolha de 131 cargos administrativos.

A representante docente da CCO informou que será publicada uma lista com os candidatos aceitos nesta quarta-feira (26/05) e a confirmação ocorrerá em 28/05. A votação eletrônica vai acontecer entre 31/05 e 11/06, com divulgação dos resultados em 25/06.

Na sequência foi aprovada a ata do encontro passado, realizado em 08/12/2020, e o professor Pedro Aguerre deu boas-vindas aos novos conselheiros que tomaram posse e se despediu dos representantes dos setores que não participarão mais do Cecom.

Outros informes da Pró-CRC foram registrados, como a criação do Núcleo de Justiça Restaurativa da PUC-SP, que receberá o nome do professor Malheiros, e os projetos da criação da Biblioteca Negra e o evento Autorias Negras, que ocorre entre os dias 24 e 26/05. Acompanhe o evento de hoje (26/05) aqui.

No final do encontro todos os conselheiros tiveram a palavra e vários se manifestaram sobre a morte do professor Malheiros. Em um clima de forte emoção, a equipe da Pró-CRC e os representantes destacaram algumas características do saudoso docente, principalmente o seu senso de justiça e seu lado humano e solidário.

A nova diretora do campus Sorocaba, Silvia Cattan, mesmo não o conhecendo pessoalmente, fez questão de destacar sua generosidade: “Não tive o prazer de conhecer o professor Malheiros, mas por todos os relatos que ouvi em Sorocaba e aqui na reunião, sei que ele era um homem muito bom. Acho que posso dizer que era o verdadeiro Bom Samaritano, que estava sempre preocupado com o próximo, sempre pronto a ajudar as pessoas em qualquer circunstância. Era nato dele”.