Cedic: consulta de acervo online

Centro de Documentação e Informação da PUC-SP pode ser acessado remotamente

por Redação | 27/07/2020 - 00h

O Centro de Documentação e Informação da PUC-SP (Cedic) está fechado para pesquisa presencial, mas continua ativo por meio de seu site (www.pucsp.br/cedic) e do atendimento remoto aos pesquisadores através do email cedic@pucsp.br.

No site, o pesquisador tem acesso à descrição geral dos conteúdos de todos os conjuntos documentais, assim como informações sobre as publicações periódicas. Além disso, também é possível acessar parcela já digitalizada da documentação. O Cedic tem produzido mostras virtuais temáticas que contemplam ilustrações e ou a integralidade de documentos expressivos de fundos e coleções (www.pucsp.br/cedic/mostras-virtuais), e, mais recentemente, disponibilizado galerias que reúnem imagens não sequenciais selecionadas pelos consulentes a partir de pesquisas no acervo (www.pucsp.br/cedic/fundos-e-colecoes). "Ainda que tais imagens digitais não tenham sofrido tratamento técnico e arquivístico, os documentos que por ora disponibilizamos online são expressivos e podem instigar a investigação. São exemplos de galerias já disponíveis: Coleção Movimento PUNK, Coleção Movimentos de/pelos Negros, Coleção Movimentos Estudantis e Coleção Movimento de/pelas Mulheres", afirma a equipe do setor.

ACERVO

O acervo do Cedic se destaca por reunir uma documentação de grande importância política e científica que se volta, principalmente, para a preservação dos registros de ações de movimentos sociais e de defesa de direitos humanos que atuaram em São Paulo, no Brasil e na América Latina. Reúne também importantes conjuntos documentais sobre a memória acadêmica e comunitária da Universidade. Atualmente, estão disponíveis para consulta 20 Fundos de Arquivo e 75 Coleções temáticas de documentos textuais, iconográficos e sonoros de movimentos sociais ligados à Igreja, à educação e sobre questões sociais, políticas e culturais e de defesa dos direitos humanos, além de uma Hemeroteca com mais de 50.000 mil exemplares de periódicos.

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.