Cedic participa de projeto internacional

Centro de Documentação e Informação Científica da PUC-SP integrou o programa Iberarchivos

por Redação | 26/06/2020

O Centro de Documentação e Informação Científica da PUC-SP (Cedic) realizou uma série de ações para preservação de seu acervo, no âmbito do Projeto IberoArchivos e financiamento da entidade epanhola Iberarhivo – Programa Adai.

Iberarchivos é uma iniciativa de cooperação e integração dos países ibero-americanos, articulada e ratificada pelas Conferências Ibero-americanas de Chefes de Estado e de Governo, para o fomento ao acesso, organização, descrição, conservação e difusão do patrimônio documental, contribuindo de maneira decisiva para consolidar o Espaço Cultural Ibero-americano.

A PUC SP foi beneficiada em 2010. Houve trabalhos realizados para preservação de arquivos e coleções históricas. “Isso mostra a projeção e a importância da PUC-SP e o reconhecimento de sua importância na área de patrimônio e acervo junto a órgãos internacionais”, afirma a profa. Heloisa de Faria Cruz, coordenadora da Cedic. 

O projeto desenvolvido com aporte do Programa ADAI teve por objetivos a higienização e o reacondicionamento dos fundos e coleções sobre Direitos Humanos no Brasil e na América Latina, visando a preservação para longo prazo de documentos produzidos por entidades e movimentos populares e de defesa dos direitos humanos que se articularam nos idos de 1950 a 1990.

Os procedimentos técnicos adotados levaram em consideração a compra de suprimentos (papel e polionda) que oferecessem estabilidade química de seu material, resistência aos agentes de degradação, redução do impacto ambiental e do manuseio inadequado, além da proteção e apoio físico aos documentos.

“O financiamento recebido viabilizou o adequado acondicionamento dos fundos e coleções e, consequentemente, de uma melhor identificação dos conjuntos documentais, promovendo além da atualização dos sistemas de dados online do CEDIC (Guia do CEDIC e Catálogo Eletrônico da Biblioteca de Apoio e da Hemeroteca), a difusão cultural do acervo. Logramos em realizar ações educativas na própria sede do Centro e virtuais por meio de mostras virtuais pautadas em temas de relevância social”, afirma a profa. Heloisa.

Para conhecer o Cedic, clique aqui.

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.