CEDIC participa do Encontro Patrimônio Documental de São Paulo

Encolntro reuniu representantes de entidades, públicas e privadas, detentoras de acervos considerados patrimônio cultural pelo Programa Memória do Mundo da UNESCO

por Redação | 26/11/2019

Texto: Cedic

No último dia 21/11, a coordenadora do CEDIC/PUC-SP, profa. Heloísa de Faria Cruz (Depto. de História), participou do Encontro Patrimônio Documental de São Paulo, promovido pela Representação no Brasil da UNESCO em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. O Encontro, realizado no Arquivo Histórico Municipal de São Paulo, teve como principal objetivo reunir os representantes de entidades, públicas e privadas, detentoras de acervos considerados patrimônio cultural pelo Programa Memória do Mundo da UNESCO.

Segundo Adauto Cândido Soares, coordenador de Comunicação e Informação da UNESCO no Brasil, a ideia é acompanhar e compartilhar as ações desenvolvidas por essas entidades para a preservação e a divulgação dos conjuntos documentais nominados, além de possibilitar o debate sobre os desafios do acesso digital aos acervos.

O Centro de Documentação e Informação Científica (CEDIC/PUC-SP) é detentor do Arquivo do Clamor (Comitê de Defesa dos Direitos Humanos para os Países do Cone Sul), nominado Memória do Mundo em três categorias: país (Brasil, 2007), regional (América Latina e Caribe, 2012) e internacional (2015), sendo um dos dez conjuntos documentais brasileiros que receberam esse título desde a criação do Programa em 1992.

Recentemente no mês de outubro, a jornalista e ex-membro fundadora do Clamor, Jan Rocha, a convite da profa. Heloísa e do prof. Luiz Antônio Dias (Pós em História), ministrou a palestra A resistência às ditaduras para os alunos da disciplina “Ditaduras e golpes na América Latina: memórias e narrativas e interessados em geral, durante a qual apresentou seu livro SOLIDARIEDADE NÃO TEM FRONTEIRAS: a história do grupo Clamor, que acolheu refugiados das ditaduras sul-americanas e denunciou os crimes do Plano Condor (São Paulo: Outras Expressões, 2018).

Os interessados em adquirir o livro podem entrar em contato com a historiógrafa do CEDIC, Ana Célia Navarro de Andrade, pelo telefone (11) 3872-8323 ou pelo e-mail anavarro@pucsp.br.

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.