"Ciência por amor": evento do Pós em EHPS

Seminário recebe o prof. Antonio Lafuente (Consejo Superior de Investigaciones Científicas – CSIC – Madrid)

por Redação | 03/05/2022 - 00h

Estão abertas as inscrições para o seminário Ciência por amor. Sem autores, sem especialistas, sem proprietários, com o prof. Antonio Lafuente (Consejo Superior de Investigaciones Científicas – CSIC – Madrid).

O evento será realizado presencialmente (não haverá transmissão online), dias 23 e 24/5, das 9 às 17h, no Tucarena.

Organizada pelo Pós em Educação: História, Política Sociedade (EHPS), o seminário tem como objetivo, diante do “negacionismo científico”, realizar uma discussão sobre como a ciência é produzida e reproduzida e de como ela ganhou autoridade ao longo de sua história.

“O seminário refere-se a economias políticas do conhecimento que não são dominadas pelos imaginários do autor, do especialista e do proprietário. É um convite para refletir sobre o que a ciência deve aos cidadãos e não tanto sobre o que a sociedade deve à ciência. Trabalha com a ideia de novas epistemologias para o século XXI, fazendo um retrospecto histórico sobre a ciência produzida nas cidades, nos planejamentos urbanos, em organizações sociais de diferentes tipos. Dialoga com diferentes autores, tais como: Paula Findlen (pensar com as mãos), Simon Schaffer (cultura experimental), Mauricio Nieto (ciência crioula), Johanne Rappaport (pesquisa militante), cosmopolítica (Isabel Stengers), Bernard Stiegler (amadores), Michael Bauwens (cultura p2p), Harry Collins (especialista em cultura), Michael Callon (especialistas em experiência), Paul David (ciência aberta) e Alberto Corsin (protótipo)”, afirmam os organizadores.

Clique aqui e saiba mais sobre o palestrante.

Obs.: Por exigência dos protocolos de segurança sanitária o teatro terá sua capacidade reduzida e com marcação de poltronas. Recomenda-se o uso de máscara durante todo o evento.

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.