Cineclube: CAM exibe e debate o filme "O Andarilho"

Atividade da graduação em Comunicação e Multimeios, aberta ao público em geral

por Redação | 16/04/2024
Divulgação

Entre Montes Claros e Pedra Azul, no nordeste de Minas Gerais, três andarilhos solitários percorrem trajetórias distintas, relacionando-se com os elementos de um mundo onde tudo é transitório. Entre imagens das estradas e as vozes dos personagens, o documentário O Andarilho divaga sobre suas questões existenciais.

O filme, de Cao Guimarães, será exibido na próxima sessão do Cineclube Arlindo Machado (CAM), dia 23/4, às 19h, no Auditório Paulo VI (biblioteca central). A atividade é promovida pelo curso de graduação em Comunicação e Multimeios, em parceria com o curso de Arte, Crítica e Curadoria, e aberta ao público em geral.

Segundo os organizadores, o objetivo é promover sessões de Estudos de Cinema a partir de questões que emergem das reuniões do Cineclube. "Neste caso, as questões norteadoras estão relacionadas com o evento crescente da exibição de filmes em exposições de arte, em museus e galerias. O autor do filme, além de ser um realizador premiado em festivais de cinema, também é um reconhecido artista com exibições em museus como a Tate Modern, em Londres, Guggenheim Museum, em Nova York, Jumex collection, na Cidade do México, e a Fundação Cartier, em Paris", afirmam.

Para debater o tema, após a exibição do filme, o Cineclube Arlindo Machado convidou o prof. Cauê Alves (foto). Docente da graduação em Arte, Crítica e Curadoria da PUC-SP, ele é atualmente curador-chefe do MAM, Museu de Arte Moderna de São Paulo. Doutor em Filosofia pela USP, também já foi curador-adjunto da 8ª Bienal do Mercosul (2011) e curador assistente do Pavilhão Brasileiro da 56ª Bienal de Arte de Veneza (2015).

 

CAM, filmes e debates

O Cineclube Arlindo Machado (CAM) é um espaço do Curso de Comunicação e Multimeios para debates sobre temas contemporâneos como diversidade, meio ambiente, políticas, mídias e tecnologias, por meio de programação e projeção de filmes.

Com participação ativa dos estudantes, o CAM promove encontros, palestras e discussões em conjunto com os outros cursos da PUC-SP e com a comunidade ao seu redor.

O nome do cineclube é uma homenagem ao professor Arlindo Machado, que atuou na PUC-SP durante toda a sua carreira. Machado é um dos principais especialistas em audiovisual no Brasil, com vários livros publicados a respeito de cinema, vídeo e novos formatos audiovisuais. Saiba mais sobre o CAM.

 

O Andarilho

Classificação indicativa: 10 anos
Brasil, 2007, 90 min
Colorido

Documentário
Direção: Cao Guimarães | Roteiro Cao Guimarães
Elenco: Gaúcho, Nercino, Paulão

Sobre o filme

"O Andarilho" foi gravado em 2006 e lançado em 2007 e mostra a trajetória de três andarilhos: um mineiro, um gaúcho e um baiano. Tendo como cenário o norte de Minas Gerais, a obra propõe uma reflexão sobre a vida como um lugar de passagem, mostrando ao espectador uma sofrida trajetória por regiões quentes do Brasil. Usando imagens com ângulos subjetivos, que simulam o olhar de um observador, Cao Guimarães retrata a vida destas pessoas como se o público que assiste ao filme estivesse presente no momento. O filme venceu o "9º Festival de Las Palmas" (Espanha, 2009) e foi exibido no "Festival de Veneza" (Itália, 2007) e no "Sundance Film Festival" (Estados Unidos, 2007), além do Prêmio Melhor Diretor no Festival Internacional de Cinema do Rio, entre outros.

 

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.