Clínica Psicológica e ProCRC lançam atendimento para a população negra e indígena da PUC-SP
Haverá atividades de triagem com acolhimento e grupos terapêuticos
A Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic, em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias (ProCRC), apresenta seu novo serviço: atendimento psicológico à população negra e indígena da PUC-SP.
A finalidade é promover escuta atenta, qualificada, sensível e letrada para o sofrimento psíquico produzido por preconceito, discriminação e racismo que estruturalmente tem se solidificado na sociedade brasileira. Haverá atividades de triagem com acolhimento e grupos terapêuticos.
Saiba mais
O serviço de atendimento psicológico à população negra e indígena da PUC-SP posiciona-se como um espaço de acolhimento dos atravessamentos decorrentes do racismo antinegro e antiindígena e, sobretudo, da discussão das demandas da constituição de subjetividade das pessoas atendidas. Focará na discussão e problematização do sofrimento psíquico decorrente da experiência do racismo, bem como no racismo estrutural e institucional que segue produzindo racismo epistêmico, que privilegia o conhecimento científico produzido a partir da experiência e olhar branco.
Atuará na perspectiva da promoção da saúde mental da população negra e indígena trabalhando com as multideterminações que os afetam, reconhecendo a branquitude como lugar de privilégios simbólicos e concretos decorrentes da hierarquização racial. Destina-se a acolher as demandas dos estudantes, professores, funcionários e seus familiares, nas questões atravessadas por recorte racial e/ou interseccional: raça, classe social e gênero por meio de atendimentos em grupo e individual, na perspectiva de trabalhar sobre os efeitos psicossociais do racismo, reconhecendo os impedimentos nos quais as populações negra e indígena convivem cotidianamente no Brasil.
Para inscrição, favor entrar em contato com a Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic no email: ubuntuacolhimento@pucsp.br