Consun aprova deliberação que rege escolha da Reitoria para o quadriênio 2020/2024

Durante o órgão colegiado, a reitora Maria Amalia Andery também falou sobre o resultado positivo dos 100 dias de atividades remotas da Universidade

por Redação | 24/06/2020

O Conselho Universitário (Consun) se reuniu virtualmente, na manhã deste dia 24/6, tendo como pauta única a análise e homologação da deliberação que rege o processo de consulta direta à comunidade para escolha e nomeação de Reitor(a) e Vice-Reitor(a), quadriênio 2020/2024.

Segundo o texto aprovado, as inscrições das chapas serão realizadas nos dias 3 e 4/8, a campanha poderá ser feita entre 14 e 26/8 e a votação ocorrerá nos dias 27 e 28/8, de forma online.

Na ocasião, a reitora Maria Amalia Andery anunciou aos conselheiros que pretende se candidatar novamente ao cargo, em uma chapa formada com o prof. Pedro Paulo Manus, atual diretor da Faculdade de Direito. O prof. Fernando José Almeida, que hoje é vice-reitor, já havia decidido não se recandidatar por questões pessoais e presidiu a sessão do órgão colegiado durante a discussão desta pauta.

Semestre de sucesso, apesar das dificuldades
Na data em que se completam 100 dias do início das atividades remotas na PUC-SP, a reitora apresentou ao Consun uma série de dados sobre o período (veja no final do texto). “Por incrível que possa parecer, se imaginarmos como a situação que nos foi colocada era difícil e desafiadora, o primeiro semestre de 2020 foi um sucesso para a PUC-SP”, afirmou a reitora.

“Encerraremos as atividades no prazo, descansaremos nas férias e estaremos prontos para realizar um segundo semestre que também não será de normalidade. A diferença é que a intensa experiência pela qual passamos juntos nos permitirá ser ainda melhores diante dos desafios que continuam. Partiremos agora de um planejamento elaborado com mais calma, teremos docentes, alunos e funcionários já adaptados às atividades remotas e a certeza de que nossa estrutura tecnológica está adequada acadêmica e administrativamente às necessidades que temos como Universidade neste momento”, ressaltou a profa. Amalia.

Antes de passar a presidência do Conselho Universitário ao vice-reitor Fernando José Almeida, a reitora ainda fez um agradecimento a toda comunidade. “A colaboração e o envolvimento de todos – professores, funcionários e estudantes – tornou possível à Universidade construir essa história de sucesso num semestre tão difícil. A PUC-SP sairá desta experiência sabendo que tem capacidade de resposta e de que sabe usá-la quando necessário. Além disso, estamos aprendendo juntos que há mudanças, grandes e pequenas, que podemos e devemos fazer como Universidade”, disse a reitora.

100 dias de atividades remotas, em números

“Os dados mostram o tamanho do envolvimento e do esforço conjunto que toda a comunidade realizou nestes 100 dias de isolamento social, por isso fiz questão de trazê-los ao Consun”, afirmou a reitora Maria Amalia Andery.

Veja alguns destaques:

- 13 mil usuários/dia do Office 365
- 3,5 mil arquivos no OneDrive
- 1,3 milhão de atividades no Teams
- 500 reportagens divulgadas pela Assessoria de Comunicação Institucional
- 26 comunicados de Reitoria enviados à comunidade
- 40 podcasts
- 112 vídeos
- 25 lives
- 98 participações da Reitoria e de professores da PUC-SP em reportagens da mídia externa
- Criação da Rede de Apoio e Acolhimento à Saúde Mental, atingindo cerca de 100 atendimentos
- 700 pessoas atendidas pelo PAC