Contra fakenews, PUC-SP revisa anúncios publicitários

Objetivo é garantir que anúncios da Universidade não estejam associados, mesmo que involuntariamente, a sites que disseminem fakenews e discursos de ódio nas redes

por Redação | 27/05/2020

Acaba de ser criado no Brasil o perfil Sleeping Giants, página similar a uma já existente nos EUA. O objetivo de ambas é lutar contra a disseminação de fakenews e discursos de ódio nas redes sociais, alertando empresas a não anunciarem em páginas que divulguem este tipo de conteúdo.

A PUC-SP aderiu imediatamente à importante iniciativa, em consonância à sua longa tradição democrática construída em mais de 70 anos de história. Por intermédio de sua agência de marketing digital, fez uma revisão geral de todos os seus anúncios programáticos para que não houvesse nenhuma possiblidade da Instituição patrocinar, ainda que involuntariamente, sites de fakenews. No último dia 22/5, a PUC-SP já retirou do ar anúncio publicado no jornaldacidadeonline.com.br, site denunciado pela plataforma.

Vale esclarecer que os chamados “anúncios programáticos” são um modelo automatizado de publicidade digital, nos quais a empresa (no nosso caso, a PUC-SP) paga pela publicidade, mas a compra do espaço é feita através de programas, como o Google. Para escolher onde os anúncios deverão aparecer, tais programas usam o perfil do público alvo definido antes da campanha ser veiculada. A PUC-SP seguirá fazendo uso dos “anúncios programáticos”, mas bloqueará qualquer possibilidade de publicidade de seus cursos em sites de conteúdo inadequado.