Contraponto celebra 20 anos com edição especial sobre o Chile

Jornal laboratório do curso de Jornalismo contou com auxílio financeiro do Programa de Internacionalização da Graduação (PIPRINT/G)

por Redação | 12/11/2020

Para celebrar o aniversário de 20 anos, o Contraponto, jornal laboratório do curso de Jornalismo, acaba de publicar uma edição especial sobre o Chile. Com uma nova diagramação e o dobro do número de páginas, a publicação de número 126 contou com a colaboração da Universidad Austral de Chile. "A ideia de produzir uma edição especial do Jornal Contraponto foi amplamente aceita dentro curso. Nós estávamos acompanhando os recentes acontecimentos no Chile, desde os protestos iniciados no ano passado até a concretização do plebiscito, que ocorreu em outubro deste ano. As similaridades com o Brasil sempre foram pontos de pauta para os estudantes, queríamos trabalhar com a narrativa das ditaduras e aproveitar o momento de divulgação para relembrar um passado que precisa cada dia mais ser combatido", afirma a professora Anna Flávia Feldmann, editora responsável. Ela conta que a Universidad Austral de Chile participou com o envio de fotos e a elaboração do editorial chileno - tudo produzido por seus estudantes. "Nossa ideia primeiramente era ir ao Chile e levar as alunas e alunos da PUC-SP para conhecer a Universidade, mas com a pandemia fizemos um projeto remoto".

O especial produzido pelo jornal recebeu auxílio financeiro do Programa de Internacionalização da Graduação (PIPRINT/G), que tem como finalidade apoiar projetos de internacionalização que fomentem a pesquisa científica qualificada e a atualização de práticas docentes, no âmbito da graduação, contribuindo para a sua qualificação ampla;  contribuir para a formação e consolidação de redes de pesquisa internacionais regulares que envolvam e provoquem impacto nos cursos de graduação da PUC-SP e estimular a identificação de agendas de ensino e pesquisa comuns entre docentes da graduação da PUC-SP e docentes de instituições de ensino superior internacionais que permitam a constituição de grupos de estudo e pesquisa com participantes estrangeiros para o desenvolvimento conjunto de atividades e/ou adoção de metodologias inovadoras comuns. O fomento institucional também tem como objetivo desenvolver programas e projetos preferencialmente interdisciplinares que prevejam mobilidade de curta duração, permitindo o acúmulo de experiências e a vivência em práticas e protocolos profissionais de diferentes países;  contribuir com a inclusão de temáticas de relevância internacional nas unidades curriculares dos cursos de graduação; aprofundar e consolidar o uso de Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação para realização de atividades internacionais (como conferências, palestras, seminários internacionais, aulas conjuntas, workshops) com instituições conveniadas, possibilitando a vivência de ações de internacionalização aos estudantes, especialmente àqueles que não têm condições de participar de programas de mobilidade. O edital do Programa de Internacionalização da Graduação foi publicado pela primeira vez no início deste ano. O valor do auxílio repassado aos projetos foi menor em 2020 já que as atividades precisaram ser realizadas remotamente por conta da pandemia.

A professora Anna Feldmann ressalta a importância do auxílio na produção da edição especial do Contraponto. "O auxílio financeiro do Programa de Internacionalização foi excelente, chegou para celebrarmos os vinte anos de existência do nosso jornal com esta edição especial, além de trazer a renovação que precisávamos para fechar 2020 com chave de ouro". Segundo a docente, os estudantes superaram todas as dificuldades impostas pela pandemia para concluirem o especial. "Os estudantes trabalharam dentro de suas áreas de maior interesse e puderam exercitar a apuração, a escrita e a publicação do jornal mesmo diante de um ano de pandemia e com todas as atividades remotas. Foi possível fazer jornalismo da mesma maneira que os grandes veículos estão trabalhando, com dificuldades técnicas, mas com conteúdo de qualidade analítica. Acredito que o futuro do jornalismo é justamente este; trabalhar em ressonância com as experiências interdisciplinares e que tragam narrativas locais em contextos globais".

Participaram do especial sobre o Chile cerca de 70 alunas e alunos do curso de Jornalismo.

Leia a edição Entre passado e futuro: após um ano de protestos e plebiscito histórico Chile avança rumo à democracia.