Curso de Ciências Contábeis obtém certificação internacional

PUC-SP é a única instituição de ensino superior do Brasil com 9 dos 14 níveis de qualificação da Association of Chartered Certified Accountants (ACCA) na graduação.

por Redação | 01/03/2019

O curso de Ciências Contábeis acaba de obter a certificação da ACCA – Association of Chartered Certified Accountants, uma das mais reconhecidas certificadoras internacionais de profissionais de finanças e controladoria. A PUC-SP é a única instituição de ensino superior do Brasil com autorização para qualificar 9 dos 13 níveis exigidos pela ACCA na graduação. Até 18/3, estão abertas inscrições para contadores e estudantes de Ciências Contábeis da PUC-SP e de outras instituições de ensino (clique aqui para se inscrever).

As nove disciplinas do exame serão oferecidas em inglês, como forma de melhor preparar os estudantes para o mercado de trabalho (clique aqui para ver as disciplinas). Os alunos certificados terão inúmeras vantagens, afirma o professor Amaury de Sousa Amaral, docente do curso. “Reconhecimento global, permitindo que o profissional atue em qualquer lugar do mundo; progressão no trabalho através do desenvolvimento de toda a gama de competências que os profissionais de finanças necessitam e comprovar seu nível de inglês; ampliação do currículo, pois membros da ACCA são encontrados em todos os setores (corporativo, mercado financeiro, assessoria, sem fins lucrativos, setor público); rigor e reconhecimento por trabalhar com órgãos reguladores em todo o mundo para garantir que a qualificação seja reconhecida e acreditada nos níveis mais altos, entre outros benefícios”.

Sediada em Londres, a ACCA é o órgão contábil global que oferece a qualificação de Contador Certificado (Chartered Certified Accountant, CCA) e conta com mais de 200 mil membros. Graças ao alto grau de formação técnica e habilidade financeira desenvolvidos nos programas de qualificação da ACCA, empregadores de todo o mundo procuram estudantes que tenham a certificação, que significa um importante diferencial na carreira. “Seja do ponto de vista da maior necessidade de atividades de governança corporativa, ou da crescente influência da tecnologia nas práticas contábeis, ou ainda do ponto de vista do contínuo processo de globalização e das expectativas criadas em torno dos profissionais da contabilidade e auditoria, cada vez mais exigidos a pensarem no âmbito estratégico para além dos números, um certificado internacional revela sua importância e necessidade a qualquer um que almeje atuar na área”, ressalta o professor Amaury.

A conquista puquiana é resultado de um esforço coletivo, afirma a gerente sênior de Desenvolvimento de Negócios - Mercados Emergentes da ACCA, Rania Majeed. “Demonstra como ambas as organizações compartilham interesses comuns e fortes no avanço da profissão de finanças no Brasil, em particular no que diz respeito à manutenção e promoção de padrões profissionais, educacionais e éticos e proporcionando oportunidade para os estudantes buscarem uma qualificação globalmente relevante para melhorar suas perspectivas de carreira e, por fim, manter e desenvolver a profissão”.

Bem avaliado no mercado, o curso de Ciências Contábeis tem em sua tradição a formação de contadores, principalmente auditores. “ Não é por acaso que empresas de grande porte procuram o nosso curso para ofertarem aos seus funcionários, já que as empresas de auditoria de renome internacional investem fortemente em treinamento e capacitação de seus funcionários, pois sabem que sua maior riqueza e patrimônio é o capital intelectual”, explica o professor.

Parceira da PUC-SP, a PwC (PricewaterhouseCoopers), uma das maiores prestadoras de serviços do mundo nas áreas de auditoria, consultoria e assessoria em transações, também teve papel importante para que a Universidade recebesse a certificação. “O ACCA é uma das melhores e mais reconhecidas qualificações internacionais de finanças e representa um passaporte internacional para quem conseguir, do qual o curso de Ciências Contábeis da PUC-SP se destaca por ser o único a eliminar o maior número de provas para obtenção desta certificação”, afirma Kieran Mcmanus, sócio da PwC Brasil - Mercado de Capitais.

Na avaliação do professor Eugênio Trivinho, assessor de Relações Internacionais, o convênio com a ACCA é mais um avanço da PUC-SP em relação à internacionalização. “Demonstra a perseverança institucional e acadêmica de seu corpo docente na busca pela excelência, mantendo sua tradição no país de oferecer aos nossos estudantes, oportunidades renovadas de formação consistente em nível global. As disciplinas a serem oferecidas em língua inglesa contribuirão para a construção de um ambiente acadêmico cada vez mais internacionalizado na Universidade”.