Curso de Medicina da PUC-SP recebe acreditação SAEME

Atividade aconteceu nesta quarta (10/7)

por Redação | 12/07/2024

Nesta quarta-feira, 10/7, o curso de Medicina da PUC-SP recebeu a acreditação do Saeme-CFM, chancelado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), colocando a instituição entre as 52 escolas médicas acreditadas, num universo de aproximadamente 400, e a única na região de Sorocaba.

O coordenador do curso, professor-doutor Jorge Henna, representou a Universidade na cerimônia oficial de entrega da certificação do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme-CFM). “Esse certificado mobilizou a faculdade toda, resultando em uma mobilização muito positiva. Agora, temos horizontes além mar e muito trabalho pela frente”, disse.

O Saeme-CFM é reconhecido internacionalmente pela World Federation of Medical Education e operacionalizado a partir de um roteiro que avaliar os cursos de medicina no Brasil, considerando aspectos como o seu contexto e política institucional, projeto pedagógico, programa educacional, corpo docente e discente e ambiente educacional.

O seu processo utiliza os conceitos de suficiência e insuficiência, norteado por indicadores de qualidade, que permitem a identificação de áreas de fragilidade na oferta de ensino, que necessitem de aprimoramento e áreas de excelência a serem compartilhadas com outras instituições de ensino. O sistema permite ainda identificação de áreas ou aspectos de excelência educacional e de áreas que necessitem de aprimoramento.

Seu contexto é amplo e abrange cinco domínios (gestão educacional, programa educacional, corpo docente, corpo discente e ambiente educacional), seguida de análise destes dados por uma Comissão de Avaliação e visita presencial ao curso de medicina por uma equipe composta por quatro avaliadores, sendo um avaliador discente.

Em abril de 2019, o Saeme-CFM foi reconhecido internacionalmente pela World Federation of Medical Education